Centro de Cidadania Claudia Wonder, que é gerido pelo Casarão Brasil, desenvolve ações permanentes de respeito à diversidade sexual e no combate à homofobia e transfobia, dando atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação em São Paulo
No mês de novembro, o Instituto de Artes da UNESP recebe a Unidade Móvel do Casarão Brasil para a realização de atendimentos gratuitos a comunidade LGBTI nos dias 11 e 18 de novembro, das 12h às 16h.
O Centro de Cidadania Claudia Wonder é um serviço vinculado à Coordenação de Políticas para a comunidade LGBTI e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo e gerido pela OSCIP Casarão Brasil — Associação LGBTI.
O Centro de Cidadania desenvolve ações permanentes de respeito à diversidade sexual e no combate à homofobia e transfobia, dando atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação além de orientações gerais, com apoio jurídico, psicológico e de serviço social, seja no endereço fixo (localizada na Av. Ricardo Medina Filho, nº 603 – Vila Ipojuca, São Paulo – SP), seja na promoção da cidadania em sua “Unidade Móvel” (van — veículo automotor) que permanece estacionado em pontos estratégicos da cidade permitindo, dessa forma, maior acessibilidade às políticas públicas voltadas para a população LGBTI.
A Unidade Móvel dispõe de WI-FI, mesa e cadeira para atendimento e conta com 04 funcionários (motorista, segurança e duas articuladoras sociais). “Temos como finalidade apresentar informações voltadas à população LGBTI, encaminhamento e/ou agendamento dos interessados para atendimento com a equipe técnica do centro de cidadania, distribuição de preservativos e panfletos explicativos sobre IST”, explica Rogério de Oliveira, coordenador do Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder e presidente da OSC Casarão Brasil.
A parceria com o Centro de Cidadania LBGTI Claudia Wonder se deu através da oficina Zami — troca entre mulheres ministrada em setembro por Vanessa Biffon e Rafaela Jacomini, em parceria com o Cena Feminista. A oficina faz parte do projeto de extensão “Um território para nós” – encontros entre universidade, comunidade e criação cênica feminista, coordenado pela professora Lúcia Romano.
Serviço
Dias: 11 e 18 de novembro de 2022
Horário: das 12h às 16h.
Local: entrada de pedestres do Instituto de Artes da Unesp (R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01140-070)