Brasil pode estar na mira, dos grandes grupos cibernéticos para realização de diversos ataques em empresas de tecnologia, financeira e varejo online. A vitima dessa vez, foi a Unicred que sofreu um grande e severo ataque cibernético em sua infraestrutura, paralisando todo sistema a empresa divulgou uma nota em um site improvisado as presas. Confira a nota na integra.
Em compromisso com a transparência, vimos a público informar que nossa equipe em atuação preventiva e atendendo os protocolos de segurança, identificou e neutralizou a situação. Reiteramos que não foram identificadas quaisquer perdas financeiras ou comprometimento de dados pessoais e transacionais de cooperados ou outras informações internas.
Nossa atuação para a normalização dos serviços está em andamento, a qual estimamos que ocorra de forma gradual a partir desta terça-feira (23).
A Unicred conta com o apoio e a compreensão de seus cooperados e parceiros, e manterá o mercado informado de qualquer situação relevante relacionada ao tema.
O Brasil precisa realmente prestar as devidas atenções, para esses tipos de ataques cibernéticos que estão acontecendo contra empresas privadas. A questão que esses tipos de ataque pode ser migrado para área do governo como infraestrutura de energia e telecomunicações, vale ressaltar que ano que vem temos eleições no Brasil e alvo poderá ser TSE – Tribunal Superior Eleitoral responsável pela apuração das eleições. Se metidas para essa área de proteção e segurança aos servidores, não forem atendidas poderemos ter um problema serio ano que vem, em relação aos ataques cibernéticos. Um ataque cibernético as eleições e um ataque a própria democracia Brasileira.
Sergio Lima Junior – Consultor Independente de Ciber Segurança e Jornalista