Uma das características mais relevantes da Fórmula 1® em 2022 serão os novos pneus Pirelli de 18 polegadas, adaptados aos novos carros apresentados hoje. É o tamanho do aro que muda, adicionando 12 centímetros ao diâmetro que prevalece nas corridas de Grande Prêmio desde 1960; com pneus compactos e muito largos com um flanco “barrigudo” que mantiveram a Fórmula 1® na pista por mais de meio século. Agora é hora de mudar para uma abordagem mais moderna. Com uma maior ênfase na proximidade tecnológica do produto de carro de estrada, bem como na estética, o novo pneu P Zero F1® tem a mesma largura de piso de antes (305 milímetros na frente e 405 milímetros atrás), mas um pouco maior no geral diâmetro, que cresce de 660 milímetros para 720 milímetros. A mudança mais significativa é uma redução na parede lateral, que agora se assemelha aos pneus Pirelli de baixo perfil que por anos foram a escolha preferida dos carros de estrada de desempenho líderes do mundo.
Este novo perfil mudará o comportamento dos carros de Fórmula 1® na pista, tornando-os mais precisos ao mudar de direção. Dos testes realizados até agora – tanto em piso seco como molhado – o feedback dos pilotos foi positivo e os novos pneus irão contribuir para corridas ainda mais competitivas, com carros que são menos sensíveis à turbulência aerodinâmica enquanto seguem um atrás do outro. A parede lateral inferior também significa que o pneu terá menos flexão, o que significa que terá menos impacto na aerodinâmica geral do carro. Tudo isso deve favorecer a competição acirrada. Os compostos para os pneus de 18 polegadas também serão completamente novos, para garantir a máxima consistência e menos sobreaquecimento. Cinco graus compostos estarão disponíveis para o 2022 FIA Formula One World Championship ™, três dos quais serão escolhidos para cada fim de semana de corrida; exatamente como é o caso atualmente. Ao passar de 13 para 18 polegadas, a Pirelli é o único fabricante de pneus que competiu na Fórmula 1® com todos os tamanhos de rodas que fizeram parte da história do Campeonato Mundial.
É uma história que começou em 1950, graças às primeiras vitórias e títulos da Pirelli com a Alfa Romeo, Ferrari e Maserati: carros de Fórmula 1® com motor dianteiro que rodavam com pneus altos e estreitos. Com o passar do tempo, o esporte mudou para pneus de 13 polegadas, antes da Pirelli embarcar em sua era atual como Parceiro Global de Pneus da Fórmula 1® em 2011. Em 2017, a Pirelli inovou ao apresentar pneus 25% mais largos do que antes anteriormente, proporcionando uma pegada maior e mais aderência, o que por sua vez resultou em registros de voltas sendo reduzidos em todo o mundo. Agora, outro novo capítulo é aberto com pneus de 18 polegadas: uma nova dimensão com a qual a Pirelli tem o privilégio de acompanhar a Fórmula 1® no futuro.