Spotify apresenta dados da economia do streaming no Brasil com Loud&Clear

Em 2023, artistas brasileiros foram escutados pela primeira vez por usuários no Spotify quase 10 bilhões de vezes. Esse é um dos dados que o Spotify divulgou entre as principais descobertas de Loud&Clear 2024 para o Brasil. O relatório anual de economia do streaming de música fornece um recurso valioso para artistas, fãs e indústria, compartilhando novos dados sobre os pagamentos de receitas geradas no Spotify.

No ano passado, o Spotify registrou o maior pagamento anual de um único varejista à indústria da música com mais de US$9 bilhões – esse número quase triplicou nos últimos seis anos e representa uma grande parte dos mais de US$48 bilhões que o Spotify pagou desde a sua fundação.

Comparado a 2022, as receitas geradas por artistas brasileiros somente no Spotify cresceram 27%, ultrapassando o crescimento de 13% de receitas da indústria da música no País (de acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, IFPI).

Brasileiros ganhando cada vez mais

As receitas geradas por artistas brasileiros somente no Spotify mais que quadruplicaram desde 2018. As receitas geradas no Spotify estão impulsionando carreiras de artistas em todos os níveis. O número de artistas brasileiros que geraram mais de R$ 100 mil em receitas somente no Spotify mais que triplicou desde 2018. O número de artistas brasileiros que geraram mais de R$ 50 mil em receitas somente no Spotify também aumentou mais que três vezes desde 2018.

Artistas e gravadoras independentes em destaque no Brasil

Mais de 70% de todas as receitas geradas por artistas brasileiros no Spotify em 2023 foram de artistas ou gravadoras independentesA nível global, este número responde por 50% de toda a receita gerada em 2023 – pela primeira vez, os catálogos de artistas independentes e artistas contratados por gravadoras independentes representaram cerca de metade de todas as receitas geradas no Spotify em 2023. Totalizando quase US$4.5 bilhões, isso representa um aumento de 4 vezes desde 2017.

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