Setembro Amarelo: PUCPR promove evento online e gratuito focado em saúde mental

Setembro é marcado pela prevenção ao suicídio, que todos os anos tira a vida de, aproximadamente, 800 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a temática da saúde mental, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realiza, durante todo o mês, a campanha Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida, com encontros online e gratuitos.

A programação é aberta a estudantes, professores e colaboradores da Universidade, além da comunidade externa, a fim de gerar maior visibilidade para o assunto.

Psicólogo e professor da PUCPR, Saulo Geber afirma que a pauta da saúde mental deve ser priorizada durante todo o ano, mas em um momento de pandemia, quando todos estão mais fragilizados, ela ganha ainda mais importância.

“O tema do suicídio ficou ainda mais sensível desde o surgimento da Covid-19, pois vivemos momentos de perdas físicas, sociais e financeiras”, diz o psicólogo.

A campanha terá início com o II Simpósio Setembro Amarelo: Saúde Emocional e Valorização da Vida, marcado para os dias 10 de setembro, às 17h, e 11 de setembro, às 09h. O evento vai reunir especialistas de diferentes áreas da saúde e será transmitido pelo canal oficial da PUCPR no Youtube . Haverá certificado de participação para os presentes.

Para a psicóloga Beatriz Vaz, uma das organizadoras da campanha, criar um ambiente para discussões sobre saúde mental é de extrema relevância.

“Na PUCPR, o Setembro Amarelo tem sido tratado por duas perspectivas principais: a primeira parte do reconhecimento de pessoas que vivem situações de sofrimento psíquico, demandando momentos e espaços de acolhimento, cuidado e intervenção; já a segunda perspectiva identifica a importância de tratarmos o tema em uma visão positiva de vida”, conta.

Nesse cenário, a busca de laços saudáveis com a vida, com relações de troca e harmonia, é essencial para uma rotina mais feliz e com qualidade.

Ações durante todo o ano – Mas não é somente durante o mês de setembro que a PUCPR promove espaços para debates sobre saúde mental e emocional. Trata-se de um movimento que ocorre durante todo o ano na Universidade.

“Esses temas são abordados por meio de ações de acolhimento, oficinas, rodas de conversa, capacitações e encaminhamentos para redes externas de cuidado e atenção à saúde. As ações são destinadas aos nossos estudantes, professores, colaboradores e público externo”, comenta a psicopedagoga Ana Michelotto, que atua no setor de apoio aos estudantes da PUCPR.

Para acessar a programação e se inscrever no II Simpósio Setembro Amarelo: Saúde Emocional e Valorização da Vida, acesse: https://www.pucpr.br/setembroamarelo.

Convidados – No dia 10 de setembro, o II Simpósio Setembro Amarelo: Saúde Emocional e Valorização da Vida recebe para a mesa de abertura, marcada para às 17h, o médico psiquiatra e educador Jairo Bouer, a professora da PUCPR Vivian Madalozzo e o Ir. Rogério Mateucci, pró-reitor de Missão Identidade e Extensão da Universidade.

No sábado (11), serão realizadas duas mesas redondas. A primeira, das 9h às 10h30, tem como tema “Algoritmos do bem: tecnologias a favor da prevenção em saúde mental”, com participação do psiquiatra Ives Passos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e da professora Deborah Carvalho, da PUCPR.

A segunda mesa do dia 11 de setembro, “Construindo experiências emocionais positivas: mindfulness e outras práticas”, ocorre das 10h30 às 12h. Participam a professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Carolina Menezes e o professor da Escola de Medicina da PUCPR Renato Franco.

Serviço:
II Simpósio Setembro Amarelo: Saúde Emocional e Valorização da Vida – PUCPR
Dias 10 de setembro, às 17h, e 11 de setembro de 2021, às 09h
Evento aberto e gratuito
Inscrições e mais informações: www.pucpr.br/setembroamarelo
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você