A estrela solista norueguesa em ascensão Amalie Stalheim abre a temporada de outono da sinfonia de sopro em 24 de setembro na série orquestral “Super Saturdays”. No violoncelo, construído em 1687, ela toca um concerto jazzístico de Friedrich Gulda de 1980.
A premiada violoncelista norueguesa Amalie Stalheim interpreta o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Sopros de Friedrich Gulda de 1980 juntamente com a Sinfonia de Sopros. A música é clássica, jazzística, improvisada e inspirada no folk.
Friedrich Gulda tornou-se um célebre intérprete de Mozart e Beethoven ao mesmo tempo que o provocava, entre outras coisas, tocando com músicos de jazz e de fusão como o concerto com violoncelo e instrumentos de sopro amplificados eletricamente.
Gulda é inspiradora para mim de muitas maneiras. Ele foi um músico e compositor pioneiro que combinou jazz e música clássica. Eu mesmo toco em uma banda junto com músicos fantásticos de jazz e música clássica. É como aprender outra língua.
Amalie ganhou o Prêmio Solista Norueguês 2021 e o Prêmio Solista Sueco 2018.
O concerto inclui ainda a Abertura do Festival Académico em dó menor, Op. 80 de Johannes Brahms, Música de Concerto para Orquestra de Sopros op.41 de Paul Hindemith e Ballade e Toccatina de Soirées musicales op. 6 de Clara Schumann.
O trombonista mundial Christian Lindberg rege .
Para mais informações, entre em contato com Elenor Wolgers, diretora de marketing Blåsarsymfonikerna, elenor.wolgers@blasarsymfonikerna.se 073-962 95 00 ou Lena Jakobsson, produtora de orquestra, lena.jakobsson@blasarsymfonikerna.se 070-545 71 49.
A sinfonia de sopros funciona com o apoio da Região Estocolmo.
Sobre Amalie Stalheim
A premiada violoncelista norueguesa-sueca Amalie Stalheim tem sido solista com, entre outras, a Olso Philharmonic Orchestra, a Royal Stockholm Philharmonic Orchestra, a Gulbenkian Symphony Orchestra, a Gotemburgo Symphony Orchestra, a Swedish Radio Symphony Orchestra, a Bergen Philharmonic Orchestra , a Orquestra de Radiodifusão e a Orquestra Sinfônica de Malmö.
Amalie trabalhou com maestros como Edward Gardner, James Gaffigan, Dalia Stasevska, Christian Reif, Okko Kamu, Anna-Maria Helsing, Nuno Coelho e Stanislav Kochanovsky. É uma musicista de câmara ativa, convidada para festivais internacionais e colaborou com músicos como Janine Jansen, Yo-Yo Ma, Leif Ove Andsnes, Kathryn Stott, Christian Ihle Hadland, Polina Leschenko, Benjamin Schmid e Lars Anders Tomter.
Amalie ganhou o Prêmio Solista Norueguês 2021 e o Prêmio Solista Sueco 2018.
Ela toca um violoncelo construído por F. Ruggieri em 1687, emprestado pelo Almennyttige Fond de Anders Sveaa.
Sobre Christian Lindberg
Christian Lindberg é um pioneiro na música artística, tanto na Suécia como internacionalmente. Ele tem uma reputação mundial tanto como solista e maestro, mas também como compositor. Ele elevou o status do trombone através de sua carreira de sucesso, inclusive como o primeiro trombonista em tempo integral do mundo.
Christian atuou como maestro titular em várias orquestras e fez um grande número de gravações em disco, entre outros com o Blåsarsymfonikerna.
Em 2015, foi nomeado “o melhor músico de metais do mundo de todos os tempos” pela maior estação de rádio de música clássica do mundo – CLASSICFM. Christian ganhou vários prêmios, incluindo Grammys, e é membro eleito do Conselho Real. Academia Musical.
Sobre a Sinfonia do Vento
A sinfonia de sopros começou em 1906 e é uma orquestra inovadora e profissional que gosta tanto de música clássica e de arte moderna quanto de jazz, tango, ópera e rap. A orquestra colabora com artistas que querem se envolver na criação de novas expressões, e o Blåsarsymfonikerna tornou-se conhecido por sua ampla variedade de gêneros, suas colaborações transfronteiriças e uma política de programação incomumente igualitária.
Proteger o crescimento de músicos de sopro e música de sopro como forma de arte é uma parte importante do negócio, assim como o trabalho na região de Estocolmo, tanto em escolas, casas de repouso e centros culturais.
A diretora artística e maestrina principal é Cathrine Winnes. O Blåsarsymfonnikerna opera com o apoio da Region Stockholm e tem como palco o Musikaliska Kvarteret em Nybrokajen em Estocolmo.