Os ataques cibernéticos na Suécia estão a aumentar de forma alarmante e são cada vez mais direcionados às pessoas comuns. Um novo inquérito revela que muitos suecos estão preocupados com a possibilidade de serem afetados e mais de metade não estão preparados para enfrentar esta ameaça. Para reforçar a sua proteção, a Telia está a lançar uma verificação de segurança digital gratuita que dificulta o acesso dos criminosos aos seus telemóveis, tablets e computadores.
Em apenas um ano, o número de ataques cibernéticos na Suécia aumentou 62%*. Uma nova pesquisa da Novus realizada em nome da Telia mostra que a preocupação dos suecos é grande, já que 4 em cada 10 estão preocupados em serem hackeados. Ao mesmo tempo, 6 em cada 10 não se sentem preparados para lidar com um ataque de hackers pessoais, principalmente pessoas mais velhas, e 7 em cada 10 acreditam que os seus telemóveis, tablets e computadores são fáceis de hackear.
– As pessoas deveriam estar preocupadas. Os cibercriminosos sabem que nós, como indivíduos, somos mais fáceis de hackear em comparação com grandes empresas e sistemas de TI, pois estão mais bem protegidos. Com a ajuda da verificação de segurança, queremos tornar mais difícil a entrada de criminosos nos nossos telemóveis e outros dispositivos digitais, ao mesmo tempo que aumentamos a resistência da Suécia ao crime cibernético, afirma Malin Fransén Kronberg, chefe de segurança da Telia.
Na pesquisa, 7 em cada 10 afirmam ter feito algo para fortalecer a segurança digital do seu celular ou computador. Mas as medidas de segurança mais importantes parecem ser demasiado poucas para serem conhecidas, uma vez que apenas 3 em cada 10 utilizam palavras-passe difíceis e diferentes e nem sequer metade utiliza autenticação em dois passos, impressão digital ou reconhecimento facial.
– Os números mostram claramente que existem grandes riscos de segurança entre os nossos dispositivos digitais em todo o nosso país, e que com passos simples podem tornar-se muito mais seguros. Passamos por essas medidas na verificação de segurança. Esperamos que pareçam tão óbvios como trancar a porta ou ativar o alarme antes de sair de casa, conclui Malin Fransén Kronberg.
A partir de 17 de outubro, todos os particulares e pequenos empresários são bem-vindos a qualquer uma das 57 lojas da Telia para, em conjunto com especialistas, realizarem a verificação de segurança digital que cobre a maioria das áreas de risco conhecidas, de forma totalmente gratuita. Também pode ser preenchido em telia.se/tänksekert
Dicas do Controle de Segurança. Teste a si mesmo, quão certo você acha?
1. Você não tem a mesma senha fácil em todos os lugares – mas use senhas exclusivas, longas e diferentes.
2. Os hackers podem hackear muita coisa, mas você não. É claro que você usa autenticação bidirecional e a função de reconhecimento de dedo/face.
3. Você é colecionador e sabe que quanto mais programas e medidas de segurança tiver no seu computador, roteador ou celular, melhor proteção contra cibercriminosos .
4. Você prefere assados a redes abertas quando está sentado em um café. Um serviço VPN é uma boa escolha e você limpa redes antigas e desconhecidas e, claro, seus cookies.
5. Você fecha brechas para hackers atualizando sistemas operacionais e aplicativos assim que novas versões estiverem disponíveis.