A variante Mach 1 estreou como modelo em 1969 com duas variantes de motor V8, uma entregando 335 HP e outra 350 HP. Ele rapidamente ganhou um lugar na linha de Mustang, por seu desempenho e dinâmica muito aprimorados em relação à versão GT. Mais de 72.000 unidades foram vendidas em seu primeiro ano de vida. Seu nome característico “Mach 1” refere-se à velocidade do som. O termo é claramente muito científico, mas a Ford evidentemente sentiu que conotava muito bem com o desempenho e velocidade extraordinários deste modelo. Em 1971, ela adotou suspensão de corrida e mais opções de motor. Também foi caracterizado por ser mais longo e mais largo do que o original. Em 1974, voltou a sofrer grandes alterações, sendo redesenhado pela primeira vez como um hatchback. Em 2003 e 2004, voltou ao mercado combinando a mecânica moderna com elementos nostálgicos do design dos anos 1970. Equipada com suspensão exclusiva e freios a disco dianteiros Brembo maiores, aprimorando seu desempenho na pista.