Max e Red Bull, a combinação perfeita

SPIELBERG, AUSTRIA – JULY 02: Race winner Max Verstappen of the Netherlands and Oracle Red Bull Racing celebrates in parc ferme during the F1 Grand Prix of Austria at Red Bull Ring on July 02, 2023 in Spielberg, Austria. (Photo by Mark Thompson/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202307020458 // Usage for editorial use only //

Com um piloto do calibre de Max Verstappen fica mais fácil escolher a melhor estratégia para uma corrida. No fim de semana na Áustria, Max fez duas poles – uma para o GP e outra para a Sprint – venceu as duas corridas e deu-se ao luxo de parar a duas voltas do final apenas para colocar pneus macios e tirar o ponto extra que estava com seu companheiro de equipe, Sergio Perez. Sete vitórias em nove corridas, cinco consecutivas, pavimentando a estrada para o tricampeonato. No domingo, a Fórmula 1 disputa o GP da Inglaterra, em Silverstone, às 11h (de Brasília).

Max enfrentou Charles Leclerc na largada e manteve a posição. Depois, quando ficou em 3º durante a troca de pneus, foi buscar a liderança ultrapassando os dois carros da Ferrari sem maiores complicações. Leclerc terminou em 2º e Sergio Perez em 3º. Max é um piloto implacável e calculista.

Os números não mentem. Max Verstappen tem 81 pontos de vantagem sobre Sergio Perez, o vice-líder, e 98 pontos sobre Fernando Alonso, o terceiro colocado, depois de nove etapas. A Red Bull tem 199 pontos sobre a Mercedes e 202 sobre a Aston Martin. A previsão espantosa do piloto George Russell, no começo do campeonato, de que a Red Bull poderia vencer todas as corridas do ano, permanece de pé.

A Ferrari foi bem no GP da Áustria. O empolgante duelo entre Sergio Perez e Carlos Sainz Jr pelo terceiro lugar mostrou que a equipe vem evoluindo, apesar de uma ou outra derrapagem. Entretanto é bom lembrar que Max, se não parasse no final para fazer a volta mais rápida, terminaria com mais de 20 segundos sobre Charles Leclerc. Já a Mercedes e a Aston Martin ficaram devendo. Lando Norris, o ‘Piloto do Dia’, com uma frágil McLaren, chegou na frente de Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que acabou se queixando do carro e recebeu uma reprimenda em troca: ‘Pilote’.

O circuito Red Bull poderia ter colaborado para o brilho da corrida que, mesmo assim, foi bem cativante. Entre as curvas 9 e 10, houve uma série de punições por exceder os limites da pista. Na sexta, durante a classificação, foram 47 voltas deletadas. No domingo, cumpriram penalidades os pilotos Lewis Hamilton, Carlos Sainz Jr., Lando Norris,

Pierre Gasly, Alexander Albon, Yuki Tsunoda, Nick De Vries e Logan Sargeant. Hamilton acabou caindo de 7º para 8º, Russell subiu para o 7º, Sainz desceu de 4º para 6º e Norris subiu de 5º para 4º e Alonso do 6º para o 5º. Pierre Gasly caiu para o 10º e Lance Stroll subiu para o 9º. O trecho em questão deverá ser revisto e modificado para a corrida do ano que vem. O contrato do GP da Áustria foi renovado até 2030.

Fonte: F1 SÂO PAULO

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