“No Brasil, a informação é negada, principalmente, para o povo afro. A ideia é apresentar conteúdos úteis que nem sempre chegam nas pessoas. É entretenimento, mas também vamos levar informação”, resume Mano Brown.
“Mano Brown é uma das vozes artísticas mais importantes e influentes do País; diferentes gerações esperam e buscam ouvir a sua voz. Esperamos uma troca vívida entre ele e seus convidados, também nomes relevantes do cenário brasileiro, de forma intimista, que soa mais como uma conversa do que uma entrevista comum. Lançar um conteúdo tão potente neste formato de áudio reforça nosso compromisso de ser o melhor destino, além de gratuito, para podcasts”, comenta Javier Piñol, Diretor do Spotify Studios na América Latina e US Latin.
Com episódios inéditos toda quinta, o Original Spotify Mano a Mano traz o cantor e compositor em um encontro “mano a mano” com personalidades de cenários do esporte à política, da música à religião. Karol Conká, Drauzio Varella, pastor Henrique Vieira, Vanderlei Luxemburgo e Fernando Holiday são alguns dos nomes confirmados. “O Mano a Mano é uma continuidade do que acontece no meu dia a dia. Eu não sou cercado apenas por pessoas que pensam como eu, então a gente conversa e debate. No podcast, não quero criar confronto de ideias, mas abrir uma possibilidade de diálogo”, comenta Mano Brown, que, quando anunciou o podcast, definiu os convidados como “diferentes, controversos, amados e odiados”.
A experiência de gravar um podcast tem sido desafiadora para ele. “É uma atividade em que não sou consagrado. Estou tendo que aprender comunicação, jornalismo. Parece simples quando você está vendo televisão, mas a condução das entrevistas são delicadas, assim como a maneira como você amarra os assuntos, como você mantém a conversa relevante sem perder o tempero”, ele avalia. “Se tem alguém que está aprendendo com essa experiência, essa pessoa sou eu. Mas estou bem assessorado por uma equipe black”, complementa, fazendo referências aos envolvidos na produção do podcast Original Spotify Mano a Mano, a exemplo da jornalista Semayat Oliveira.
O podcast Original Spotify Mano a Mano tem produção do Spotify em conjunto com as produtoras MugShot e Boogie Naipe e co-direção criativa da Agência GANA. Mano a Mano estreia em 26 de agosto, grátis, só no Spotify.
“Participar desde o início para a concepção do podcast Mano a Mano é uma realização duplicada, tanto pela formação empoderada do time de criação e produção majoritariamente preto, como pela possibilidade de reflexão e informação que o programa entrega”, divide Gilvana Viana, diretora e sócia da MugShot. “Ter um homem preto nesse lugar, um nome como Mano Brown, é uma maneira de trazer outro ponto de vista para questões contemporâneas, entre outros assuntos tratados no podcast. Estar presente nesse projeto com uma equipe 100% preta por parte da agência é significativo, porque sabemos que estamos participando de uma transformação, mostrando uma outra maneira de criar e pensar conteúdos, com ideias que antes não eram absorvidas pelo mercado”, afirma Ary Nogueira, Co-CEO da GANA.
Direção criativa: Agência GANA
Produção executiva: Renata Hilario, Gilvana Viana, Kaire Jorge e Eliane Dias
Produção: MugShot e Boogie Naipe
Produtoras: Jaque de Paula e Tainá Vieira
Consultoria jornalística: Semayat Oliveira
Direção: Arthur Abrami
Edição: Leandro Rodrigo e Henrique Oliveira
Música original: Bruno Zibordi, Francisco Reginato e Mauricio Herszkowicz
Identidade visual: Colletivo (arte) e Pedro Dimitrow (foto)