A Lamborghini desvendou o seu SUV, o Urus, no Salão Automóvel de Pequim de 2012.
O Urus tem 600cv e terá as menores emissões de CO2 da sua classe devido ao seu peso reduzido. Poderia usar um pequeno V10 ou, mais provavelmente, um V8 turbo emprestado pela Audi. A potência chega à estrada através de um sistema de tração integral.
O Urus tem as linhas afiadas e angulares do resto da linha Lamborghini, e exala o design de cada Lamborghini desde o Countach. Parece uma versão mais alta do sedan Estoque que a Lamborghini apresentou em 2008. A dianteira tem três grandes entradas de ar que levam até ao capot com cúpulas de alimentação e entradas de ar duplas. Os faróis são totalmente em LEDs, assim como as luzes de circulação. A frente parece quase estreita comparativamente aos quadris traseiros largos que são preenchidos por rodas de grande dimensão. Tem 4.99m de comprimento, 1.99m de largura e 1.66m de altura.
O perfil é composto por diversas linhas estreitas que terminam todas na parte traseira do veículo. Mesmo em frente às portas dianteiras existe uma entrada de arrefecimento do travão na carroçaria. Os poços das roda são especialmente engraçados, já que se parecem com círculos quadrados. Na parte da frente os poços apontam para a traseira, e na parte traseira eles apontam para a frente como duas setas que apontam para o centro.
Na traseira existem quatro saídas de escape com um difusor traseiro que mistura o aspeto de um protetor de diferencial traseiro. Parece que a Lamborghini não vai melhor tão cedo a visibilidade para o exterior na parte traseira dos seus modelos já que a janela traseira é quase vertical e tão pequena como a mira de um sniper.
Tal como no Aventador J, as rodas incluem pequenas asas de fibra de carbono que levam ar frio diretamente aos travões.
O interior é verdadeiramente de um protótipo com bancos de couro costurados que se prolongam a lugares que parecem ter sido lapidados de um bloco de mármore. O material é na verdade plástico reforçado com fibra de carbono que não foi pintado. Este efeito de mármore é realizado nos painéis das portas, consola central e partes do painel. Há também peças de acabamento de fibra de carbono sobre as aberturas de ventilação. Tem capacidade para quatro passageiros e a Lamborghini afirma que este será o seu primeiro modelo de sempre a poder ser utilizado como de dia-a-dia familiar. Não possui espelhos exteriores convencionais, mas existem câmaras de visão traseira, cujas imagens são exibidas em ecrãs, localizadas onde os espelhos normalmente estariam.
O nome Urus vem de uma antiga forma de gado que tem uma estreita ligação genética com os touros utilizados para combater em Espanha.
Há algo estupidamente sensato sobre o Lamborghini Urus. Cinco assentos, espaço para a família, head-up display, start-stop de economia de combustível quando parado e o áudio nítido de um sistema de som de 21 alto-falantes.
Então você cutuca o acelerador e parte daquele vira-latas Lamborghini ronca para a vida, um impulso do acelerador empurrando-o para a frente como uma criança lançando um carrinho de brinquedo pela casa.
O Urus é o Lamborghini que tinha que acontecer, porque SUVs são mais fáceis de criar do que carros esportivos – e eles podem aumentar seriamente o resultado final.
Mas também porque o mercado chinês não aspira a supercarros como o resto do mundo faz. Para que uma marca de carros esportivos funcione na China, ela precisa de um SUV, uma das razões pelas quais a Ferrari deve renunciar às promessas anteriores de nunca construir um SUV.
Não que o Urus seja um SUV regular, pelo menos de acordo com a Lamborghini. Não, é um veículo utilitário esportivo SSUV.