
O golpe utiliza uma isca simples: os criminosos prometem acesso gratuito a filmes aclamados pela crítica e indicados este ano aos prêmios da Academia. Os títulos incluem Wicked, O Brutalista, Conclave, Emilia Perez e outros. Assim que os usuários clicam no link para começar a assistir, são imediatamente redirecionados para uma página falsa ou é solicitado que “criem uma conta gratuita”, que exige informações pessoais (nome, sobrenome, data de nascimento, número de telefone) e dados de cartões bancários para ativar a “avaliação gratuita”. As vítimas podem perder dinheiro para os fraudadores ou ainda inscrever-se em serviços caros e indesejados.
Nossa pesquisa mostra que os cibercriminosos estão aproveitando ativamente o momento cultural do Oscar para atacar os fãs desatentos, que desejam ficar em dia com os filmes indicados. Esses golpes são sofisticados, muitas vezes imitam plataformas de streaming legítimas, mas o objetivo final é claro: roubar seus dados ou esvaziar sua conta bancária. Recomendamos que os usuários verifiquem a fonte de qualquer oferta de streaming e evitem clicar em links não solicitados; nenhum filme premiado vale o custo de uma identidade comprometida”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
Para evitar ser vítima de fraude, a Kaspersky recomenda:
- Preste atenção às datas do lançamento oficial do filme nos cinemas, em serviços de streaming, na TV, em DVD/Blu-ray ou em outras fontes. Se um filme ainda não foi lançado, dificilmente ele estará disponível para ser assistido.
- Verifique a autenticidade dos sites antes de inserir dados pessoais e use somente páginas oficiais para assistir ou baixar filmes. Confira o formato do URL e a ortografia do nome da empresa.
- Use uma solução de segurança confiável, capaz de identificar anexos maliciosos e bloquear sites de phishing.
- Evite links que prometem exibição antecipada de conteúdo. Se tiver alguma dúvida sobre a autenticidade do conteúdo, confira com o fornecedor de entretenimento.
Para mais informações para proteger sua vida digital, visite o blog da Kaspersky.