Informações Sobre MPOX

sintomas e as formas de transmissão da doença

unsplash

O vírus monkeypox é um ortopoxvírus que causa mpox (monkeypox), uma doença com sintomas semelhantes aos da varíola, embora menos grave. Embora a varíola tenha sido erradicada em 1980, a mpox continua a ocorrer em países da África central e ocidental. Desde maio de 2022, casos também foram relatados em países sem transmissão de mpox previamente documentada fora da região africana. Dois clados distintos do vírus da varíola dos macacos foram identificados: Clado I (anteriormente conhecido como clado da Bacia do Congo (África Central) e Clado II (antigo clado da África Ocidental).

A varíola dos macacos é uma zoonose, uma doença transmitida de animais para humanos, com casos frequentemente encontrados perto de florestas tropicais onde há animais portadores do vírus. Evidências de infecção pelo vírus da varíola dos macacos foram encontradas em animais, incluindo esquilos, ratos-da-Gâmbia, arganazes, diferentes espécies de macacos e outros.

A doença também pode se espalhar de humanos para humanos. Pode ser transmitida por contato com fluidos corporais, lesões na pele ou em superfícies mucosas internas, como na boca ou garganta, gotículas respiratórias e objetos contaminados.

A detecção de DNA viral por reação em cadeia da polimerase (PCR) é o teste laboratorial preferido para a varíola dos macacos. Os melhores espécimes de diagnóstico são retirados diretamente da erupção cutânea – pele, fluido ou crostas, ou biópsia, quando possível. Os métodos de detecção de antígenos e anticorpos podem não ser úteis, pois não não distingue entre ortopoxvírus.

2) Como a mpox é transmitida?

A principal forma de transmissão da mpox é por meio do contato próximo e prolongado (abraços, beijos, relação sexual) quando existem lesões na pele tais como erupções cutâneas, crostas, feridas e bolhas ou fluidos corporais (como secreções e sangue) em uma pessoa infectada.

A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente infectados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos, que foram contaminados com o vírus pelo contato com uma pessoa doente.

 Quais são os sinais e sintomas da mpox?

  • Erupções cutâneas ou lesões de pele (como bolhas, feridas com casca ou não);
  • Adenomegalias, que se caracterizam por linfonodos inchados e também são denominados de “ínguas”;
  • Febre;
  • Dores no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrio;
  • Fraqueza.

6) Após contato com o mpox vírus, em quantos dias começa a manifestação dos sinais e sintomas? 

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas do mpox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias. Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre.

fonte: OMSMinistério da Saúde

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você