O tradicional e instável clima do autódromo paulistano contribuiu para uma sessão classificatória das mais agitadas. Pela primeira vez, piloto dinamarquês e a equipe Haas largam na pole position na Fórmula 1
Quando se trata de surpresas, Interlagos nunca decepciona. Com o típico clima instável no primeiro dia de atividades para o GP São Paulo de Fórmula 1, que traz pelo segundo ano consecutivo a corrida Sprint no sábado, a sexta-feira (11) presenteou a torcida que já encheu as arquibancadas com muita ação e a surpreendente pole position do dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas.
É a primeira pole position do piloto de 30 anos e a primeira da história da equipe Haas na Fórmula 1, e conquistada no evento que comemora os 50 anos de Grandes Prêmios no Brasil. “Nem sei o que dizer. A equipe me colocou na pista no momento certo, eu era o primeiro no pit lane e fiz uma volta decente. Estou na pole, é incrível. Obrigado a Gene Haas, a Gunter (Steiner) e toda a equipe por essa oportunidade. Eu voltei este ano depois de um ano fora e tem sido uma jornada incrível. Obrigado. Vamos com máximo ataque amanhã e tentar algo divertido”, disse após a sessão que alternou momentos de pista seca e molhada.
Ao seu lado na primeira fila do grid para a Sprint sai o bicampeão Max Verstappen, da Red Bull. George Russell, mesmo tendo saído da pista com a Mercedes, larga da terceira posição com Lando Norris (McLaren) em quarto. Carlos Sainz (Ferrari), Esteban Ocon e Fernando Alonso (Alpine), Lewis Hamilton (Mercedes), Sérgio Perez (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari) fecham os dez primeiros na ordem de largada.
Magnussen se aproveitou do momento certo de ir à pista no início do Q3. A primeira fase do classificatório começou com a pista ligeiramente úmida por causa da fina chuva que caiu cerca de uma hora antes no circuito – por isso, os pilotos começaram com os pneus intermediários.
Logo depois, eles já passaram a usar os supermacios de pista seca – o que foi também a tendência no Q2. Ao final da segunda fase, no entanto, a típica garoa paulistana voltou a dar as caras e quando nove dos dez classificados – Charles Leclerc foi o único a apostar nos intermediários – partiram para suas tentativas usando os supermacios.
A oito minutos do final da sessão, George Russell escapou da pista ao final da Reta Oposta e ficou com o carro parado na caixa de brita, forçando a interrupção com bandeira vermelha. Quando a pista foi liberada, as condições não permitiram aos pilotos baixar a marca de 1min11s674 estabelecida por Magnussen no início do Q3.
A Sprint tem largada neste sábado (12) às 16h30 e terá 24 voltas (100 quilômetros) e, além de pontos para os oito primeiros colocados, definirá as posições do grid para a corrida principal, no domingo (13). O Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022 tem largada marcada para as 15 horas.
Como foi a Classificação
Após o treino livre da manhã, liderado pelo mexicano Sérgio Perez, da Red Bull, uma chuva fina caiu em Interlagos, obrigando as equipes a iniciarem a classificação com os pneus intermediários (faixa verde), mesmo com a chuva tendo cessado – o asfalto, entretanto, continuava úmido e com temperatura de 27,1ºC. Na metade do Q1, os pilotos começaram a retornar aos boxes para a troca para os pneus de pista seca.
Os tempos começaram a baixar. Ainda com os intermediários, o melhor tempo pertencia a Lewis Hamilton, da Mercedes, com 1min18s081. Faltando cinco minutos para o final da primeira fase, Pierre Gasly, com os pneus supermacios (faixa vermelha) estabeleceu a marca de 1min17s626 enquanto o movimento no pit lane aumentava com pilotos trocando pneus.
Os tempos de volta foram melhorando no Q1. Fernando Alonso assumiu a ponta com a Alpine, e logo depois Lando Norris, da McLaren, pulou à frente para em seguida ser superado por Alexander Albon, da Williams, marcando 1min14s324. Não durou muito, e Alonso baixou para 1min13s542 para voltar à dianteira.
Em seguida, Hamilton tomou a ponta, depois Norris baixou ainda mais seu tempo: 1min13s106, à frente do heptacampeão da Mercedes, seguido por Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Sérgio Perez. Foram eliminados no Q1 os pilotos a partir da 16ª posição – Nicholas Latifi (Williams), Guanyu Zhou e Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Yuki Tsunoda (Alphatauri) e Mick Schumacher (Haas).
Os 15 primeiros do Q1 retomaram a pista para mais 15 minutos da segunda fase que classificaria os dez mais rápidos para o Q3. Com menos de cinco minutos de Q2, Lando Norris estabeleceu 1min11s571 e superou a marca estabelecida por Perez no primeiro treino livre, com pista totalmente seca, que foi de 1min11s853.
Com cinco minutos para o final do Q2, uma fina garoa voltou a cair sobre os 4.309 metros de Interlagos, e Verstappen fechou com o melhor tempo (1min10s881) seguido por Carlos Sainz e Charles Leclerc, da Ferrari, George Russell, da Mercedes, Lando Norris, Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Sérgio Perez, Lewis Hamilton e Esteban Ocon no top-10 que foi promovido à fase final da classificação, eliminando Albon, Gasly, Vettel, Ricciardo e Stroll.
Charles Leclerc foi o único a começar o Q3 usando pneus intermediários. A aderência da pista começava a piorar com a garoa, e faltando 8min10s para o final da sessão, George Russell escapou na Curva do Lago ao final da Reta Oposta e atolou com seu Mercedes na caixa de brita. A direção de prova interrompeu a classificação com a bandeira vermelha. Com o cronômetro parado, o melhor tempo era de Kevin Magnussen, da Haas – 1min11s674 -, com Verstappen em segundo e Russell em terceiro.
A sessão foi retomada dez minutos depois para os oito minutos finais da disputa, que na verdade não aconteceram: na bandeira verde, apenas Sérgio Perez foi para a pista e sequer completou volta. Com a pista mais molhada, Lewis Hamilton também se arriscou pouco depois a tentar algo com pneus intermediários novos, porém também retornou aos boxes.
Com os outros pilotos já deixando seus carros, sem chances de bater o tempo de volta estabelecido pelo dinamarquês, os boxes da Haas explodiram em comemoração da primeira pole position de Kevin Magnussen e da equipe norte-americana, em uma temporada classificada como “incrível” pelo piloto, chamado de volta ao time e à F1 no início da temporada 2022.
Grid de Largada – Sprint
- Kevin MAGNUSSEN (Haas)
- Max VERSTAPPEN (Red Bull Racing)
- George RUSSELL (Mercedes)
- Lando NORRIS (McLaren)
- Carlos SAINZ (Ferrari)
- Esteban OCON (Alpine)
- Fernando ALONSO (Alpine)
- Lewis HAMILTON (Mercedes)
- Sérgio PEREZ (Red Bull)
- Charles LECLERC (Ferrari)
Eliminados no Q2
- Alexander ALBON (Williams)
- Pierre GASLY (AlphaTauri)
- Sebastian VETTEL (Aston Martin)
- Daniel RICCIARDO (McLaren)
- Lance STROLL (Aston Martin)
Eliminados no Q1
- Nicholas LATIFI (Williams)
- Guanyu ZHOU (Alfa Romeo)
- Valtteri BOTTAS (Alfa Romeo)
- Yuki TSUNODA (AlphaTauri)
- Mick SCHUMACHER ( Haas)
Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022
Programação*
Sábado, 12 de novembro
09:30 Treino Classificatório – Porsche Sprint Challenge Brazil
10:25 Treino Classificatório – Porsche Carrera Cup Brazil
12:30 Treino Livre – 2a Sessão – GP São Paulo de F1
14:00 Primeira Corrida – Porsche Sprint Challenge Brazil
14:55 Primeira Corrida – Porsche Carrera Cup Brazil
16:30 Sprint – GP São Paulo de F1
Domingo, 13 de novembro
09:45 Segunda Corrida – Porsche Sprint Challenge Brazil
11:20 Segunda Corrida – Porsche Carrera Cup Brazil
13:00 Desfile de Pilotos da Fórmula 1
15:00 Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022, 71 voltas
*pode ser alterada sem aviso prévio
Site oficial: f1saopaulo.com.br
Tiqueteira oficial: eventim.com.br/f1saopaulo (ingressos esgotados)
Ponto exclusivo para retirada de ingressos – Shopping Market Place: marketplace.com.br
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