Aos olhos dos fãs, Giuseppe se manteve a produtor mais firme do gênero. Famoso por suas produções resolutamente exigentes, há uma percepção de longa data dele como uma ‘quantidade conhecida’. Para aqueles preparados para olhar mais fundo, porém, sempre houve um outro lado do compositor, intérprete e, mais recentemente – através de sua série de produção Masterclass, [ https://www.giuseppeottaviani.com/masterclass ], professor. Giuseppe tem sido um inovador hábil e astuto – equilibrando essa confiabilidade com avanços ocultos à vista. Essa característica foi agora canalizada em seu projeto ‘Horizontes’.
As apresentações ao vivo 2.0 e 3.0 de Giuseppe transformaram essencialmente os clubes em estúdios de gravação, iniciando os processos de produção do álbum ‘Evolver’ de 2019. Antes mesmo disso, com ‘Alma’ de 2016, suas faixas de ‘Slow Emotion’ já haviam começado a brincar com a ideia do que Giuseppe ‘era’. Em conjunto, eles estavam essencialmente lançando os blocos de fundação para ‘Horizons’.
Comentando essa “ modificação ” (como Giuseppe a denomina), ele observa que “ a mudança parece ter se tornado nossa ‘constante’ ultimamente. Como tal, imagino que algo desta natureza ia estar sempre refletido nos álbuns do ‘Horizons’ ”. O que essa modificação significa em termos reais é “ música produzida com menos foco no clubfloor. Adaptável, certamente , sugere ele, mas neste momento, não é confiável .”
A mudança de concentração mais predominante de Ottaviani tem sido no tom e na música. Especificamente, isso significa utilizar sons de fora de sua missão habitual e uma ênfase muito maior em letras profundamente significativas e relacionáveis. De fato, ‘Horizons’ e ‘Evolver’ possuem sua própria simbiose única: ‘Evolver’ sendo puramente instrumental, enquanto ‘Horizons [Part 1]’ é detalhada o suficiente por toda parte. Isso, em grande medida, foi devido às circunstâncias prevalecentes. Clubes estavam fechados, mas cantores e compositores eram tudo menos isso. Isso permitiu a Giuseppe todo o tempo necessário para identificar as vozes que funcionariam melhor com a música que ele estava produzindo e juntá-las à sua causa.
Com as torneiras artísticas escancaradas, as produções de ‘Horizontes’ se tornaram uma avalanche. A tal ponto de fato, que rapidamente derramou as margens do álbum convencional e foi dividido, naturalmente, em dois. Através de seus singles de palavras avançadas, ‘Horizons [Part 1]’ já delineou um tom mais frio, profundo e consciente para os fãs. Isso – muitas vezes pela primeira vez – trouxe vozes bem conhecidas em outros bairros da música eletrônica à porta do trance. Entre elas estão cantoras como Monika Santucci, April Bender, Mila Josef e Natália Shay. Giuseppe também se baseia em tons mais profundos de vocalistas como Jan Burton e Dan Soleil, todos que coletivamente moldam o som único de ‘Horizons [Part 1]’.
Em todas as oportunidades, Giuseppe ressalta gentilmente que os dois volumes de ‘Horizons’ não representam necessariamente uma mudança permanente. É um yin vocal para o yang instrumental do Evolver, uma emenda sonora que combina mais com nossos tempos atuais e um reflexo de um artista mais apto a se adaptar do que a sabedoria convencional sugere.
Voltando para o verão de 2022, a primeira parte do ‘Horizons’ – projeto do novo álbum de Giuseppe Ottaviani, é lançado em 20 de maio. Você pode pré-encomendar ou salvá-lo via esse link a partir de hoje [ https://blackhole.lnk.to/horizonspartone ] .
In the eyes of fans, Giuseppe has remained the most steadfast producer in the genre. Famed for his resolutely exacting productions, there’s been a long-held perception of him as a ‘known-quantity’. For those prepared to look deeper though, there’s always been another side to the composer, performer, and most recently – through his Masterclass production series, [https://www.giuseppeottaviani.com/masterclass], teacher. Giuseppe’s been a deft and artful innovator – balancing out that dependability with hidden-in-plain-sight advancements. That characteristic has now been channelled into his ‘Horizons’ project.
Giuseppe’s Live 2.0 & 3.0 performances essentially turned clubs into recording studios, in turn beginning the production processes for 2019’s ‘Evolver’ album. Earlier than that even, with 2016’s ‘Alma’, his ‘Slow Emotion’ tracks had already begun playing with the idea of what Giuseppe ‘was’. In tandem, they were essentially laying the foundation blocks for ‘Horizons’.
Commenting on this “modification” (as Giuseppe terms it), he observes that “change seems to have become our ‘constant’ of late. As such, I imagine that something of this nature was always going to be reflected in the ‘Horizons’ albums”. What that modification means in real terms is “music produced with less of a clubfloor focus to it. Adaptable, certainly, he suggests, but at this moment in time, not reliant upon.”
Ottaviani’s most predominant shift in concentration has been in tone and song. Specifically, that’s meant utilising sounds from outside of his usual remit and a greatly increased emphasis on deeply meaningful and relatable lyrics. Indeed, ‘Horizons’ and ‘Evolver’ hold their own unique symbiosis: ‘Evolver’ being purely instrumental, while ‘Horizons [Part 1]’ is vocal-detailed near enough throughout. That, to no small degree, was due to the prevailing circumstances. Clubs were closed, but singers and songwriters were anything but. This allowed Giuseppe all the time necessary to pinpoint the voices that would work best with the music he was producing and rally them to its cause.
With the artistic taps wide-open, ‘Horizons’ productions became an outpour. To such a degree in fact, that it quickly spilled the banks of the conventional album and was divided, naturally enough, into two. Through its advance-word singles, ‘Horizons [Part 1]’ has already outlined a cooler, deeper, more mindful tone to fans. That – often for the first time – has brought voices well known in other electronic music quarters to trance’s door. Among them have been songstresses like Monika Santucci, April Bender, Mila Josef and Natalie Shay. Giuseppe’s also draws on deeper tones from vocalists like Jan Burton and Dan Soleil, all of who collectively shape the unique sound of ‘Horizons [Part 1]’.
At every opportunity, Giuseppe gently underscores that the two volumes of ‘Horizons’ don’t necessarily represent a permanent change. It’s a vocal yin to ‘Evolver’s instrumental yang, a sonic amendment that chimes more with our current times and an reflection of an artist more adept at adapting than conventional wisdom suggests.
Turning to face summer 2022, the first part of ‘Horizons’ – Giuseppe Ottaviani’s new album project, is released on May 20. You can pre-order or save it via this link from today [https://blackhole.lnk.to/horizonspartone].
Giuseppe Ottaviani – Horizons [Part 1] Tracklist:
- With You (with Monika Santucci)
02. Hero (with Dan Soleil)
03. Something I Can Dream About (with April Bender)
04. Fade Away (with Mila Josef)
05. The Wind in Your Face
06. Replay (with Natalie Shay)
07. Colour Me (with Jan Burton)
08. Fahrenheit
09. Tree of Souls (with Hypaton)
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