Floresta lança programa para inclusão de mulheres no mercado audiovisual

Com o projeto Semente Educa܂Criativa, a produtora visa impulsionar a inserção de profissionais de baixa renda no setor audiovisual

Em 2023, a Floresta consolidou sua agenda socioambiental ao conquistar o selo Sony Pictures A Greener World em todas as suas produções ao longo do último ano, comprovando o sucesso da incorporação de práticas sustentáveis. Agora, a produtora lança o Semente Educa܂Criativa, um programa abrangente de treinamento, que irá preparar e apoiar o desenvolvimento e a inserção de jovens mulheres de baixa renda no mercado audiovisual, reforçando assim sua contribuição para a inclusão e diversidade no setor.

Por meio de uma chamada pública, dez jovens serão selecionadas para participar do programa com duração de 2 meses. A turma passará por treinamento e cada uma terá a oportunidade de criar um projeto de ficção e/ou não ficção, contando com mentoria dos profissionais da produtora. No final, cada participante apresentará suas criações para uma banca avaliadora formada por especialistas de diferentes setores do mercado, e até duas poderão receber o convite para integrar a equipe de desenvolvimento da Floresta.

“Como uma das principais produtoras no Brasil, queremos impactar positivamente a sociedade e todo o mercado em que fazemos parte. E o Semente Educa܂Criativa é uma das formas que enxergamos para contribuir com o fortalecimento do setor, garantindo que mais produções sejam realizadas por talentos diversos”, comenta Adriana “Dida” Silva, VP e Diretora Geral da Floresta. Em 2023, a executiva foi eleita pela revista norte-americana The Hollywood Reporter uma das 35 Mulheres Mais Poderosas da Televisão Internacional.

As iniciativas de cunho social vem sendo ampliadas cada vez mais pela Floresta, passando pela formação e inserção de novos talentos no mercado audiovisual. Em novembro de 2023, a produtora ofereceu a 26 jovens do Programa Conexões Querô uma oficina especial sobre Direção de Produção. A parceria com o Instituto Querô, estabelecida em 2021, contará ainda com um curso de pós-produção a ser realizado ainda em 2024.

A Floresta também cultiva parcerias com outras instituições e projetos formativos, como o Instituto Criar, o É Nois na Fita, que oferece cursos gratuitos de cinema e audiovisual, e a escola sem fins lucrativos Spetaculu, que forma e promove a inserção profissional de jovens entre 17 e 21 anos do estado do Rio de Janeiro.

“Com essas parcerias, nosso objetivo é disponibilizar toda a estrutura e conhecimento dos profissionais da Floresta para a formação de novos talentos, abrindo espaço principalmente para jovens das periferias”, explica Rosangela Wicher, Diretora Executiva de Operações da produtora. “Faz parte da nossa missão contribuir para o crescimento do mercado audiovisual, garantindo cada vez mais diversidade em todas as etapas , desde as salas de roteiro, nas produções e na pós-produção. Essa é a mudança que queremos ver em cada produção realizada pela Floresta e, quem sabe, inspirar outras produtoras também”.

A primeira edição do Semente Educa܂Criativa conta com o apoio do Sony Creative Diversity Fund para a realização e é destinada somente para mulheres de baixa renda. Confira mais informações no site da Floresta.

Sustentabilidade dentro e fora das telas
Desde que foi fundada, a Floresta aposta em práticas sustentáveis para as suas produções, mas foi no ano passado que a produtora intensificou as ações e sistematizou o processo por meio do programa Semente Verde. A iniciativa da produtora vem otimizando o uso de recursos e reduzindo a emissão de carbono nas operações da empresa, em alinhamento com as diretrizes globais da Sony Pictures A Greener World, da Sony Pictures Entertainment (SPE).

Segundo Rosangela, desenvolver a agenda ESG da produtora faz parte de uma jornada em direção a um futuro mais sustentável e consciente. “Nosso compromisso com os princípios que norteiam a governança ambiental, social e corporativa já se provou ser mais do que uma intenção. Com o nosso programa de sustentabilidade, estamos realizando ações concretas”, afirma a executiva. “E sentimos de todos os players do mercado uma grande receptividade para propostas nesse sentido, com 100% de aprovação e colaboração”, completa.

Com o Semente Verde, a produtora oferece capacitação para todas as equipes, prevê um planejamento de ações sustentáveis para cada produção, coleta de dados de pegada de carbono com entrega de relatórios e identificação de medidas de compensação. O trabalho é realizado por meio de um comitê interno dedicado a avançar com a agenda sustentável, e que também busca e indica fornecedores que atuem dentro dos critérios de sustentabilidade pré-estabelecidos. Assim, a Floresta contribui para fortalecer a cadeia produtiva em relação às ações verdes.

“A sustentabilidade já está presente nas nossas operações há muito tempo. Começamos internamente, com práticas como a redução do uso de plástico descartável e coleta seletiva, e fomos incorporando também nas produções. Com esse programa estruturado, fizemos dois projetos pilotos no ano passado e em 2023 passamos a aplicar e seguir o manual completo em todos os sets”, comenta Erica Aguado, Diretora de Operações de Produção na Floresta, responsável por orientar as equipes e supervisionar a prática do manual de produção sustentável.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você