Exposições, teatro e formações artísticas abrem a agenda de 2023 das Oficinas Culturais Alfredo Volpi e Oswald de Andrade

 

Para dar início às atividades do ano, as Oficinas Culturais Alfredo Volpi Oswald de Andrade contam com uma programação repleta de exposições, workshops e espetáculos de teatro. Quanto às exposições, os temas variam entre atos de resistência e a representação de ícones da cultura mundial. Entre as peças teatrais, as fases da vida como narrativa principal, formações de dramaturgia, danças, moda, entre outros eventos. As atividades são gratuitas e algumas delas pedem inscrição prévia.

 

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Exposição #OKUPACORAGEMRESISTE, que estará na Oficina Cultural Alfredo Volpi a partir do dia 14 de janeiro, mostra o início da Okupação Cultural Coragem, localizada no Conjunto Residencial José Bonifácio, visando fomentar o intercâmbio entre espaços culturais da região. Ela trará um cronologia da história da Ocupação Cultural, fotografias dos primeiros anos da Okupação e obras de diversos artistas da região que foram expostas durante a 1ª Mostra de Arte Urbana de Itaquera. A exposição pode ser visitada até o dia 4 de março, de terça a quinta-feira, das 10h às 21h30, e de sexta e sábado, das 10h às 18h. A entrada é livre e não necessita de inscrição. A coordenação é de Michele Cavalari, uma das fundadoras do coletivo e gestora do espaço.

Outra exposição presente na mesma unidade localizada em Itaquera, zona leste de São Paulo, é a Alma Preta – 2ª Edição, com início no dia 17 de janeiro e encerramento no dia 21 de março, de terça a quinta-feira, das 10h às 21h30, e de sexta-feira a sábado, das 10h às 18h. O público poderá conferir ícones da cultura mundial, entre eles Alcione, Milton Nascimento e Maria Bethânia, retratados com as cores da chamada Unidade Africana: amarelo, verde e vermelho. O conjunto das obras tem a coordenação do Neno, um artista que busca capturar e registrar traços de pessoas pretas, além de buscar inspiração na cultura africana, nas religiões de matriz africana e no cristianismo.

A exposição Alma Preta – 2ª Edição se faz importante dentro da programação por dar visibilidade ao trabalho do CAPS de Itaquera, parceiro nesta exposição, explorando questões de arte e psiquiatria por difundir o trabalho de um dos pacientes atendidos e dar reconhecimento ao seu trabalho dentro do campo das artes visuais, levantando questões como identidade, conceitos de loucura e racismo. A entrada é livre e não necessita de inscrição.

Dentre as opções de teatro, o Espetáculo Lambe Lambe: fases da vida retrata experiências do cotidiano a partir de três apresentações em sequência: “A arte de ser feliz”, a qual corresponde à fase da maturidade e com reflexões sobre a essência de situações corriqueiras do cotidiano; “A bailarina”, voltada à infância, ao universo lúdico e o caminho entre o real e o imaginário; e encerra com “A espera”, referindo-se à fase da velhice.

A apresentação da peça Lambe lambe: fases da vida é feita pela Cia Fuxico de Teatro por meio do Teatro de Caixas ou Teatro Lambe Lambe, ou seja, um mini espetáculo assistido por meio de uma abertura na caixa e atende, geralmente, um espectador por vez. A atividade é voltada para o público todas as idades e será apresentada no dia 21 de janeiro, sábado, das 10h às 13h, com entrada livre.

 

Dando início às atividades formativas, todas as quintas-feiras, entre os dias 19 de janeiro a 9 de fevereiro, das 14h às 17h, ocorrerá a Oficina de Crochê: Desfiar (Juntas) – Tudo é fio condutor da trama, na qual são utilizadas técnicas de crochê usando formas geométricas. A instalação Desfiar foi criada para refletir sobre as perguntas como “o que precisamos tecer e desfiar para nos enxergarmos nos espaços que desejamos ocupar?”. Com a coordenação de Edméia Vieira, formada em artes visuais, artes dramáticas e estudante de design em crochê, o evento é presencial, voltado para um público a partir de 16 anos e as inscrições estão abertas até o dia 16 de janeiro: clique aqui 

Na Oficina Luminária Criativa os participantes serão introduzidos no universo da marcenaria, criando uma luminária de madeira, refletindo sobre o processo de sustentabilidade e reutilização de materiais. A atividade acontecerá aos sábados, dos dias 21 de janeiro a 4 de fevereiro, das 15h às 18h. As inscrições estão abertas até o dia 17 de janeiro: clique aqui. A iniciativa é focada em grupos familiares com crianças a partir de 10 anos, e será presencial na Okupação Cultural Coragem, localizada na Rua Vicente Avelar, 53 – Conjunto Residencial José Bonifácio, zona leste de São Paulo

 

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

Neste mês a Oficina Cultural Oswald de Andrade terá uma programação com formações para novos dramaturgos, workshops de danças, cursos de moda, artes visuais, cinema e espetáculos. O equipamento de formação e difusão das artes e da cultura está localizado no Bom Retiro, bairro da área central de São Paulo.

 

Oficina de Dramaturgia para Iniciantes é voltada para os interessados em adquirir conhecimento básico (teórico e prático) nos textos teatrais por meio de pesquisa de referências, debates de temas e exercícios da escrita. Ao final, alguns textos poderão ser selecionados para leituras públicas na programação da unidade Oswald de Andrade. A atividade será coordenada pelo Ygor Fiori, ator, dramaturgo e produtor, entre os dias 17 de janeiro e 2 de março, terça e quinta-feira, das 19h às 21h30, e é direcionada para o público a partir dos 18 anos. As inscrições estão abertas até o dia 11 de janeiro neste link.

Workshop: A Escuta do Corpo – Vivências com a técnica Klauss Vianna acontecerá no dia 21 de janeiro, das 14h às 17h, e propõe a exploração do movimento a partir da investigação do corpo sensível, da escuta do corpo, da preparação do corpo cênico, com todas os exercícios tomando como base as práticas da técnica Klauss Vianna. A atividade é presencial e voltada para as pessoas a partir dos 16 anos, com interesse na pesquisa do movimento, profissionais da área das Artes, da Educação e da Saúde. A coordenação é de Jussara Miller, bailarina, coreógrafa, preparadora corporal e professora de dança, e a inscrição pode ser feita até 16 de janeiro: clique aqui.

Já as pessoas interessadas pelos ritmos e danças africanas podem aproveitar a oficina de Dança Afro – Movimentos de Guiné. Nesta breve formação, os participantes conseguem fazer um intercâmbio cultural e uma imersão na história da Diáspora da África do Oeste a partir do repertório e das vivências da multiartista guineana Mariama Camara, dançarina, percussionista, coreógrafa e professora. A atividade será no dia 23 de janeiro, das 11h às 12h, e voltado ao público a partir dos 16 anos. As inscrições estão abertas até o dia 19 de janeiro: clique aqui.

No campo musical, a atividade Compondo com Jazz Funk propõe unificar os movimentos detalhados e cheios de atitude das danças urbanas com a delicadeza e sensualidade do jazz, surgindo, assim, o Jazz Funk. Durante as aulas será possível praticar a parte despojada das danças urbanas, além das técnicas virtuosas e acadêmicas do jazz. Aberta para o público a partir dos 16 anos, a atividade acontece no dia 24 de janeiro, das 18h30 às 21h30, e conta com coordenação de Diego Hazan, dançarino e professor. As inscrições estão abertas até o dia 19 de janeiro: clique aqui.

E para encerrar o mês de janeiro, o Espetáculo: Humilhação, escrito a partir do ensaio Humilhação, de Wayne Koestebaum, é formado por quatro curtas peças que passeiam por fatos humilhantes, alguns deles extraídos do cotidiano dos próprios autores, com temas como o “tribunal da internet”, “processos de seleção e recrutamento de grandes empresas”, “veleidades literárias” e a “ascensão de uma nova ordem conservadora”. Na direção estão Lucas Mayor e Marcos Gomes, dramaturgos. O espetáculo é aberto aos espectadores a partir dos 16 anos e pelo período de 18 a 28 de janeiro, de quarta a sexta-feira às 20h, e sábados, às 18h. Excepcionalmente no dia 25 de janeiro a sessão será apresentada às 18h. A retirada de ingressos deve ser feita com uma hora de antecedência.

 

SERVIÇO: 

Programação gratuita

 

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

 

EXPOSIÇÃO: #OKUPACORAGEMRESISTE

Coordenação: Michele Cavalieri

14/01 a 4/03 — terça(s)-feira(s), quarta(s)-feira(s), quinta(s)-feira(s) – 10h às 21h30; sexta(s)-feira(s) e sábado(s) – 10h às 18h

Classificação indicativa: Livre

Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi – Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP

EXPOSIÇÃO: ALMA PRETA – 2ª EDIÇÃO

Coordenação: Neno.

17/01 a 21/03 — terça(s)-feira(s), quarta(s)-feira(s), quinta(s)-feira(s) – 10h às 21h30; sexta(s)-feira(s) e sábado(s) – 10h às 18h.

Classificação indicativa: Livre

Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi – Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP

OFICINA DE CROCHÊ: DESFIAR (JUNTAS) – TUDO É FIO CONDUTOR DA TRAMA

Coordenação: Edméia Vieira

12/01 a 2/02 — quinta(s)-feira(s) – 14h às 17h

Classificação indicativa: maiores de 16 anos

Inscrições: 19/12 a 5/01

Link para Inscricao

Vagas :12

Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi – Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP

ESPETÁCULO TEATRO LAMBE LAMBE – FASES DA VIDA:

A ARTE DE SER FELIZ; A BAILARINA; A ESPERA Cia Fuxico de Teatro

21/01 — sábado – 10h às 13h

Faixa etária: Livre

Vagas :25

Não é necessário retirar ingressos antecipadamente

Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi – Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP

OFICINA: LUMINÁRIA CRIATIVA

Coordenação: Tati Kamiya

21/01 a 4/02 — sábado(s) – 15h às 18h

Faixa etária: Livre

Inscrições: 2/01 a 17/01

Link para Inscricao

Vagas :8

Local: Okupação Cultural CORAGEM – Rua Vicente Avelar, 53 – Conjunto Residencial José Bonifácio – São Paulo/SP

—————

Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30| Sextas e Sábados das 10h às 18h.

Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.

Acessibilidade: Elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

OFICINA DE DRAMATURGIA PARA INICIANTES
Coordenação: Ygor Fiori
17/01 a 2/03 — terças e quintas-feiras – 19h às 21h30
Faixa etária: maiores de 18 anos
Inscrições: 15/12/2022 a 11/01/2023

Link de inscrição

Vagas: 25

WORKSHOP: A ESCUTA DO CORPO – VIVÊNCIAS COM A TÉCNICA KLAUSS VIANNA
Coordenação: Jussara Miller
21/01 — sábado – 14h às 17h
Faixa etária: maiores de 16 anos
Inscrições: 15/12/2022 a 16/01/2023
Link de inscrição
Vagas: 20

WORKSHOP: DANÇA AFRO – MOVIMENTOS DE GUINÉ
Coordenação: Mariama Camara
23/0 — segunda-feira – 11h às 12h
Faixa etária: maiores de 16 anos
Inscrições: 16/12 a 19/01

Link de inscrição

Vagas: 25

WORKSHOP: COMPONDO COM JAZZ FUNK
Coordenação: Diego Hazan
24/01 — terça-feira – 18h30 às 21h30
Faixa etária: maiores de 16 anos
Inscrições: 15/12/2022 a 19/01/2023

Link de inscrição

Vagas: 20

ESPETÁCULO: HUMILHAÇÃO
Teatro
Direção: Lucas Mayor e Marcos Gomes

18 a 28/01, quarta a sexta-feira 20h, sábados 18h (excepcionalmente em 25/01 a sessão será às 18h)

Duração: 60 minutos.

Faixa etária: maiores de 16 anos

Retirada de ingresso com 1h de antecedência

—————

Rua Três Rios, 363 — Bom Retiro — São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

 

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

 

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

 

SOBRE A POIESIS

 

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você