A Zerezes quer transformar a relação das pessoas com os óculos de grau, e entende que parte fundamental desse processo é conseguir viabilizar a compra online. Ouvindo seus clientes, a marca entendeu que grande motivo da baixa penetração do setor no online é a impossibilidade de experimentar os óculos, por isso lançaram recentemente o ‘Zerezes em Casa’, que dá a possibilidade do cliente escolher 4 óculos para serem experimentados no conforto da sua casa, por apenas um real.
O setor ótico brasileiro tem penetração online de apenas 1,15% e os EUA, por exemplo, está perto de 14%. De 2014 a 2019, o mercado americano cresceu o dobro do que o brasileiro, e isso se deve por conta de algumas startups que trouxeram inovações para o segmento, como a Warby Parker com o “Home Try On”.
“Além de entender as necessidades dos nossos clientes, vimos o que aconteceu no mercado americano. A penetração ótica online no Brasil crescia acima dos EUA até 2014, mas esse movimento se inverteu, por mais que o nosso mercado fosse 10x menor. De 2014 até 2019, os EUA cresceram o dobro do Brasil devido ao impacto de empresas que começaram a inovar no setor, enquanto por aqui nenhuma empresa criou inovação, por diversos conflitos de interesses. Em 2020, o Brasil cresceu o dobro dos EUA, mostrando que a vontade do consumidor existe, mas faltam iniciativas que transformem o segmento. E é essa dor que queremos resolver”, explica Rodrigo Latini, CEO da Zerezes.
Criado há menos de um ano, o serviço está disponível nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e Recife e vêm conquistando os consumidores, com crescimento de 36% da demanda ao mês. O processo é resumido em cinco etapas: 1) a pessoa escolhe 4 modelos de óculos no site para experimentar; 2) pode ficar com os modelos por 3 dias para provar à vontade; 3) define qual o preferido e efetua a compra no site (apenas se tiver interesse em comprar); 4) a Zerezes retira os 4 óculos no mesmo local, também sem custos; 5) e, caso a pessoa tenha escolhido um dos modelos e tenha interesse na compra, a Zerezes envia o produto já com a lente em poucos dias para o endereço selecionado.
Para saber o que os consumidores têm achado da alternativa, a Zerezes realizou recentemente uma pesquisa que mostrou um grande potencial de aderência e consolidação como tendência no mercado ótico, que ainda é representando por 1% de vendas online e quase nenhum investimento em experiências digitais, uma realidade que a marca quer mudar com a premissa de ser a Ótica do Futuro.
Para 97% das pessoas que participaram da pesquisa, poder experimentar em casa antes de comprar foi determinante, já que grande parte dos consumidores ainda não se sente à vontade para comprar óculos online; 70% desses mesmos participantes também acreditam que este formato de experimentação em casa é inovador e fácil; e 86% tem vontade experimentar o Zerezes em Casa por toda a comodidade que o serviço apresenta.
“Estamos muito animados com a aderência do Zerezes em Casa e queremos chegar cada vez mais a novas cidades para promover essa facilidade para mais brasileiros. O mercado ótico ainda é muito carente de inovação e os consumidores contam com pouquíssimas facilidades e incentivo para compras online, e o nosso objetivo é mudar isso. Queremos mostrar que é possível encontrar os óculos ideais, por um preço justo, com estilo e design, e de forma prática”, afirma Hugo Galindo, fundador e designer da Zerezes.
O uso de dados e feedbacks dos clientes para guiar lançamentos e orientar o negócio pauta todos os movimentos da marca. Com foco na relação direta com o consumidor (D2C), que corta todos os intermediários, a Zerezes cria novos modelos de óculos constantemente para atender todos os tipos de rostos e estilos, investe na experiência de compra com lojas encantadoras, simplifica ao extremo a escolha das lentes de grau, e traz diversas inovações para promover a venda digital dos óculos de grau, como a experimentação e medição online.
A projeção da marca é que esse ano o Zerezes em Casa represente 20% das suas vendas online, mas que em 3 anos esse valor fique maior que 50% e seja a principal estratégia de expansão das vendas digitais. O que vai ao encontro da expectativa de digitalizar o setor e buscar uma fatia de 5% das vendas feitas de forma online no período de cinco anos, liderando esse movimento no Brasil.
Sobre a Zerezes
A Zerezes tem o objetivo de transformar a relação das pessoas com os óculos, mudando a forma como as pessoas encontram, compram e se sentem com seus óculos de grau. Nascida do design e com o modelo direto ao consumidor, consegue entregar o melhor design pelo melhor preço. A empresa cria novos modelos constantemente para atender todos os tipos de rostos e estilos, investe na experiência de compra com lojas encantadoras, simplifica ao extremo a escolha das lentes de grau, e traz diversas inovações para tornar possível e promover a venda dos óculos de grau online.