A educação tem avançado a passos largos nos últimos anos por exigência das transformações globais. Na hora de escolher uma escola para os filhos, pais e mães têm uma tarefa que requer atenção e cuidado, com os olhos voltados para o futuro. Não muito tempo atrás, um excelente conhecimento técnico praticamente definia o bom profissional. Hoje o mercado exige uma lista grande de habilidades, que foram batizadas de soft skills. Mais do que saber, é preciso compreender.
A empresa de recrutamento Robert Half fez uma lista de competências mais valorizadas no mercado de trabalho nos dias atuais. Além das óbvias habilidades técnicas, as hard skills, a relação inclui 14 itens: pensamento crítico, criatividade, aprendizado contínuo, autonomia, comunicação, adaptabilidade, flexibilidade, visão estratégica, senso de dono (engajamento em resultados), resiliência, relacionamento interpessoal, alinhamento cultural, inteligência emocional e liderança.
Para complicar, a lista varia conforme o empregador, embora tenha itens em comum. Outra empresa de recrutamento, a Gupy tem sua própria definição de profissional bem-sucedido, baseada também em 14 habilidades: organização, autoconfiança, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, liderança, pensamento criativo, conhecimento técnico, proatividade, comprometimento, inteligência emocional, flexibilidade, capacidade de inovação, motivação e foco em resultados.
Sair da universidade com todos esses predicados pode parecer missão impossível. Mas a boa educação deve começar desde o início, quando o estudante ainda é criança. Entre as principais tendências da educação de ponta para o mercado atual estão a personalização da aprendizagem, com planos de aulas compatíveis à realidade individual de cada estudante, e uso positivo de recursos tecnológicos em função do ensino, como a realidade virtual aumentada para simular situações reais em ambiente digital.
Para facilitar o trabalho dos pais, há critérios que os ajudam a fazer a escolha da melhor escola para os filhos. Entre esses critérios estão projeto pedagógico para cada etapa de ensino, metodologia didática, formação dos educadores, estrutura física, segurança, acessibilidade, localização, avaliação de outros pais, relação com a família, socialização, atendimento personalizado, resultados e atividades extracurriculares. Valores, filosofia e visão de mundo da instituição de ensino também devem estar em vista
“O primeiro critério de escolha para a escola do filho é tentar alinhar as expectativas do estudante, suas características e desejos, com a proposta educativa da instituição. Isso também serve para as expectativas das famílias. Não há escola ideal; há aquela que mais se adequa ao perfil do estudante. Isso diz respeito a valores e também à metodologia”, afirma o educador e consultor Alexandre Le Voci Sayad.
Sayad acrescenta que um fator universal de qualidade é a escola que promove educação de ponta com profissionais que têm oportunidade de formação continuada, experiência e alinhamento com a linha pedagógica da instituição. “A família deve vivenciar as estruturas físicas, laboratórios, quadras, biblioteca, espaços de estudo para observar se esses espaços dialogam com a educação para este tempo, permitindo integração humana e de informação”, diz.
Sayad ressalta que a escola será uma bússola para o estudante durante toda a vida de aprendizagem e terá uma relação próxima com a família no período em que ele estiver matriculado. “A Lourenço Castanho, por exemplo, é a única escola de São Paulo que produz uma trilha de Lifelong Learning, de aprendizagem permanente para pais e estudantes com assuntos do cotidiano”, aponta.
Acolhimento e escuta
A diretora de Educação Infantil da Escola Lourenço Castanho, Marcia Dalla Stella, explica que nos anos iniciais os pais devem avaliar como a instituição trabalha com o processo de adaptação do aluno e das famílias ao novo ambiente. “É necessário haver muito respeito e cuidado, pois essas memórias iniciais irão marcar uma trajetória estruturante na vida do estudante. O acolhimento, a escuta e a observação criteriosa por parte da equipe de profissionais da instituição irão compor um processo único e marcante para cada criança”, comenta.
Diretoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais da Lourenço Castanho, Gabriela Kogachi e Fábia Antunes lembram que a escola participa de forma ativa na construção de um saber fundamental que é o papel do outro, quais os direitos e deveres é preciso conhecer para viver melhor em sociedade. “Com os saberes construídos solidamente e desenvolvidos por meio de habilidades, essas crianças poderão desenvolver competências e transformar conhecimentos”, afirmam.
Gabriela e Marcia apontam que a proposta pedagógica e educacional da Educação Infantil da Lourenço Castanho se diferencia pelo olhar cuidadoso e intencional que o educador tem com a criança pequena. “Concebemos nossos alunos como sujeitos que constroem conhecimento na relação com o mundo. São consideradas as especificidades da infância, suas peculiaridades e formas de pensar, expressar e aprender, especialmente por meio da brincadeira”, afirma.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Lourenço Castanho, a proposta pedagógica e educacional amplia o repertório cultural, artístico e tecnológico dos alunos, se diferenciando pelo rigor e cuidado na transição da educação infantil para o 1º ano e as séries seguintes, conforme Gabriela e Fábia. “A escola cuida da formação dos professores permanentemente, desperta na sala de aula e fora dela o olhar curioso e investigativo que os alunos desenvolverão, possibilita que a progressão do conhecimento aconteça gradativamente e que o aluno possa ser protagonista em seu percurso”, contam.
O consultor Sayad explica que a Educação Infantil na Lourenço Castanho valoriza a primeira infância com foco na aprendizagem e brincadeira, com professores que têm vivência internacional e valorizando os espaços físicos de maneira lúdica e intencionalmente educativa. “É reconhecida desde a década de 1990 por pautar inclusive as políticas públicas nesse campo”, alega.
Protagonismo
Os primeiros anos do Ensino Fundamental da escola são conectados com o ciclo da educação infantil, não há divisão brusca e a escola segue acreditando na criança como protagonista de seu aprendizado. Já os últimos anos do Fundamental e do Ensino Médio têm o foco acadêmico reforçado, sem esquecer do acolhimento e atenção ao socioemocional do estudante.
“O Ensino Médio tem turmas especiais de currículo IB (International Baccalaureate, diploma que ensina a ter pensamento crítico e independente) para estudantes que já estão mergulhados em uma escola que oferece English Programe desde a educação infantil”, diz o consultor. Ele alega que a Lourenço Castanho é uma escola que olha o agora e projeta o futuro junto com os alunos com a educação midiática, a formação continuada dos professores, os espaços de criação maker, os temas contemporâneos e as relações internacionais com outras instituições.
Sobre a Escola Lourenço Castanho
Oferece um projeto pedagógico inovador, que extrapola o trabalho com os conteúdos produzidos pelas grandes áreas do conhecimento, investindo também no desenvolvimento da autonomia e da crítica, na análise da dimensão social construída pelos estudantes e na vinculação com o saber. Ao longo dos anos, a Escola mantém o compromisso com seus princípios, consolidando a formação integral como a base de seu projeto pedagógico-educacional.