A confeitaria está em constante evolução, trazendo novidades que encantam o paladar e a estética das sobremesas. E, para 2025, algumas tendências prometem dominar o mercado, unindo inovação, sabor e apresentação impecável. De acordo com Ana Piku, sócia-idealizadora e confeiteira da PikurruchA’S – referência em proporcionar experiências memoráveis aos clientes por meio de sabores únicos, decorações em tons de rosa e mais de 50 variações de doces e sobremesas, além de drinks e opções salgadas que encantam os olhos e o paladar e cuja unidade no bairro de Perdizes é considerada a maior da América Latina, com 1000m² – o uso de ingredientes clássicos e regionais estarão entre as tendências que irão bombar durante esse ano.
“O sabor Lotus Biscoff, que traz um toque caramelizado e levemente amanteigado do biscoito belga, está dominando o mercado e aparecendo em diversas sobremesas. Além disso, ingredientes clássicos como cerejas e baunilha estão voltando com força total, trazendo um resgate de sabores afetivos e nostálgicos”, explica a confeiteira. “Outra grande tendência é o uso de ingredientes regionais, valorizando produtos locais e trazendo identidade às receitas. O pistache continua sendo um dos queridinhos do público, com sua cremosidade e sabor sofisticado”, comenta Ana.
Porém, nem todas as tendências partem de notícias boas, com a escassez do cacau, principal matéria prima do chocolate e um dos ingredientes mais usados nas confeitarias, a busca por novas combinações se torna um grande aliado. “Vale destacar que, com a alta dos preços e a escassez do cacau, muitos confeiteiros estão explorando novas possibilidades de sabores e criando sobremesas inovadoras sem a necessidade do chocolate tradicional. Isso abre espaço para combinações criativas e a valorização de outros ingredientes”, reforça.
Outro ponto destacado por Ana é a ascensão de ingredientes que trazem texturas e sabores diferenciados, como as oleaginosas, assim como o resgate de sabores tropicais e frutas exóticas, como cupuaçu e graviola. Junto ao crescimento desses sabores, o uso de ingredientes naturais está se popularizando ainda mais. “Os consumidores estão cada vez mais atentos à qualidade dos ingredientes e buscam produtos mais naturais. O mercado tem acompanhado essa demanda, tanto que, uma das novidades da PikurruchA’S para esse ano será o lançamento de uma linha de produtos zero açúcar”, conta Ana.
Um dos maiores aliados em ditar as tendências da confeitaria são as redes sociais. Ana explica que, hoje, um doce viral pode transformar completamente o mercado em questão de dias. O visual impactante, a experiência sensorial e a história por trás de uma receita são fatores que fazem uma sobremesa ganhar destaque. “O Instagram e o TikTok, por exemplo, têm um papel fundamental na popularização de novas técnicas, ingredientes e formatos. Por isso, além de inovar na criação dos produtos, é essencial pensar em como apresentá-los de forma atrativa para o público digital”, complementa.
Ana Piku ainda ressalta que as receitas virais despertam a curiosidade do público e criam um desejo imediato de experimentar. “Muitas vezes, um ingrediente ou técnica pouco conhecidos ganham popularidade rapidamente por causa de um vídeo ou desafio online. Isso influencia diretamente o consumo, pois gera uma demanda repentina e intensa. Como empreendedora do ramo da confeitaria, vejo que estar atento a essas tendências e saber adaptá-las ao nosso estilo e proposta de marca é essencial para manter a relevância no mercado”, finaliza.
Serviço PikurruchA’S
Instagram
E-commerce
Telefone/Encomendas: (11) 97752-7067
Unidade Perdizes – Rua Diana, 695 – Perdizes – Horário: De segunda a domingo, das 11h às 20h
Unidade Tatuapé – Rua Francisco Marengo, 1481 – Tatuapé – Horário: De segunda a domingo, das 11h às 20h
Unidade São Bernardo do Campo – Golden Square Shopping Center – Av. Kennedy, 700 – Jardim do Mar – Horário: De segunda a sábado, das 11h às 22h, e domingo, das 13h à 20h
Unidade Museu da Imaginação – Rua Virgílio Wey, 100 – Água Branca – Horário: De segunda a domingo, das 9h às 19h