Dizem que as melhores ideias nascem de uma mesa de bar – o lugar onde você se despe das máscaras sociais e se aproxima do outro. Por isso, após um 2022 de sucesso com o retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco está pronto para acontecer em todo o país com o seguinte lema: “A vida é feita de buteco!”. O Rio de Janeiro irá comemorar sua 16ª edição do concurso com recorde de bares participantes neste ano. Ao todo, serão 132 butecos espalhados por toda a área da capital, passando por Niterói, Baixada Fluminense, além das ilhas de Paquetá e Gigóia.
O 23º Comida di Buteco irá acontecer entre 7 de abril e 7 de maio, simultaneamente, em 24 regiões do Brasil, e os petiscos concorrentes terão valor fixo de R$30. Como acontece bienalmente, a organização lançou aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática específica para a criação dos pratos. Neste ano, a edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: ervas e especiarias.
O público tem papel-chave no concurso, já que é o responsável por eleger o melhor buteco da cidade ao votar e avaliar, presencialmente, a temperatura da bebida, higiene do local, atendimento e, claro, o sabor do petisco. De maneira paralela, um corpo de jurados fará as mesmas avaliações. Desde 2016, a competição também elege o melhor boteco do Brasil, em uma fase posterior, quando participam somente os campeões de cada praça.
Um modelo de negócios transformador de vidas:
O concurso tem a missão de “transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa”.
Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, ele segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento sócio-econômico.
Em 2022 o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance:
- +9 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos;
- 900 mil votos;
- 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso;
- 10 milhões de alcance nas redes sociais;
- 9 milhões de pageviews no site;
- Mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do nosso ecossistema;
- 100 mil turistas presentes nos circuitos;
- + de 8 mil empregos gerados;
Sua mecânica
É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Público e jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.
Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor buteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.
Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do Concurso
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco. Marcas que ajudam a construir a nossa história: