Uma frota de navios elétricos com capacidade de flutuação está pronta para ser enviada ao Mar Vermelho.
Em um acordo histórico, o Candela P-12, o primeiro navio hidrofólio elétrico do mundo, atenderá a rede de água planejada em NEOM , o gigantesco desenvolvimento sustentável que está tomando forma no noroeste da Arábia Saudita. NEOM adquiriu um lote inicial de 8 dos navios de transporte elétricos, tornando-se o maior pedido anunciado na história da Candela.
“O P-12 foi projetado para criar sistemas de transporte aquático com emissão zero, que apresentam melhorias significativas em relação ao transporte aquático tradicional”, afirma Gustav Hasselskog, CEO e fundador da Candela.
“Ao contrário dos sistemas legados com balsas convencionais grandes, lentas e ineficientes em termos de energia, o Candela P-12 é uma unidade menor e mais rápida, permitindo saídas muito mais frequentes e viagens mais rápidas para os passageiros. Todas as necessidades e serviços diários estarão a apenas uma curta viagem de barco.”
O Candela P-12 foi lançado no ano passado e deve estrear no transporte público de Estocolmo no outono de 2024.
Voando acima das ondas em asas subaquáticas guiadas por computador, hidrofólios, o P-12 usa 80% menos energia do que navios convencionais, permitindo que ele combine longo alcance e alta velocidade pela primeira vez em uma embarcação elétrica. Com uma velocidade de 25 nós e mais de 2 horas de resistência, o Candela P-12 detém a distinção de ser o navio de passageiros elétrico mais rápido e de maior alcance até hoje.