Alceu Valença encerrou o tradicional cortejo do bloco Bicho Maluco Beleza às 18 horas deste sábado, 11 de fevereiro, com público que não desanimou nem com a chuva forte que caiu nesta tarde na capital paulista. A Pipoca, plataforma de impacto cultural para pessoas, marcas e cidades, comemora o encontro inédito no trio de Alceu, que reuniu Chico César e Mariana Aydar em participações especiais que representam a força da música popular brasileira, neste primeiro dia do Carnaval Viva a Rua 2023, na região do Obelisco no Ibirapuera.
O público estava saudoso de cantar com Alceu seus clássicos La Belle de Jour, Morena Tropicana e Anunciação. Durante o desfile, ele apresentou uma novidade: a versão em frevo da canção Estação de Luz, que acaba de ser lançada em todas as plataformas digitais.
Folia sustentável
Neste ano, a Pipoca estabeleceu vínculos ainda mais fortes com as pautas socioambientais, assumindo um importante compromisso para a neutralização das emissões de CO² dos blocos, por meio de uma parceria feita com a Florestas Inteligentes, uma das principais empresas de replantio de matas nativas do Brasil.
Paralelamente à responsabilidade pela redução de gases poluentes produzidos durante a festa, a Pipoca determinou uma meta ousada, mas essencial para a manutenção saudável do ecossistema e do planeta: neutralizar totalmente a emissão de carbono de seus projetos de cultura até 2030.
Além do replantio de matas e árvores nativas, a Pipoca também investe no manejo e na destinação correta dos resíduos produzidos pelos blocos e foliões nos dias de festa com a parceria com cooperativas e start-ups da economia verde.
Segundo a organização Florestas Inteligentes, executando essas medidas, a Pipoca deverá neutralizar 10% de sua emissão de carbono com o plantio de 1.300 árvores, aumentando este percentual anualmente, chegando em 55% em 2026 e alcançando os 100% em 2030.
Outra novidade é a estreia do patrocínio social de uma entidade ou organização selecionada pela Pipoca. A partir de 2023, a Pipoca escolhe uma entidade de impacto social no Brasil para que os trios e o evento em geral possam dar visibilidade ao trabalho feito pela organização e qual é a sua pauta. Este ano, quem recebe o apoio institucional da Pipoca é a ONG Caraíva Viva, fundada há 13 anos por Daniel Bangalter, Mônica Viana e Abdalio Paes Landim Bastos. A associação desenvolve um trabalho de educação, cultura e sustentabilidade, com crianças e jovens no vilarejo de Caraíva (BA).
“A escolha este ano foi realizada de forma interna pela Pipoca, mas a partir de 2024 queremos abrir um edital para seleção da entidade que receberá esta grande visibilidade. Quisemos começar pelo começo, apoiando uma ONG que pratica um trabalho consistente no que é considerado o vilarejo mais antigo do Brasil, fundado em 1530”, comenta Rogério Oliveira, fundador da Pipoca.
Sobre Pipoca:
Criada oficialmente em 2011, a Pipoca é uma plataforma de impacto cultural para pessoas, marcas e cidades, que busca tornar os centros urbanos melhores para se viver. Propomos uma integração genuína às marcas, arte, pessoas e espaço público. No carnaval somos uma das principais inteligências realizadoras de eventos de rua do país. Fazemos a curadoria e atuamos em diversos blocos espalhados nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Olinda (PE) e Belo Horizonte (MG).
SERVIÇO
Bloco Bicho Maluco Beleza com Alceu Valença
Data: 11/2/2023
Horário Concentração: 13 horas
Horário do desfile: 14 horas
Horário Dispersão: 18 horas
Endereço Concentração: Avenida Pedro Álvares Cabral, 220
Trajeto: Avenida Pedro Álvares Cabral
Endereço Dispersão: Praça Armando Sales de Oliveira