Água Doce Sabores do Brasil, franquia com 80 unidades que atua com foco em pratos da culinária brasileira, promoveu diversos investimentos em campanhas, novos equipamentos e formatos para aumentar ainda mais a qualidade e crescimento de toda a rede. Prova disso é que no primeiro semestre de 2023, a marca registrou um aumento de 16% no faturamento, se comparado ao mesmo período do ano passado. A empresa fundada por Delfino Golfeto é reconhecida pelas famosas versões de Escondidinho, carro-chefe da Água Doce, e conta com uma proposta de casual dinner. Atualmente, a marca disponibiliza um cardápio assinado pelo apresentador e chef, Edu Guedes, além de oferecer diversas opções de drinques, bebidas e ter uma carta de cachaças.
No primeiro semestre do ano, a rede inaugurou uma unidade no formato Express, na cidade de Guarapuava, no estado do Paraná. Além disso, a Água Doce visa a abertura de mais cinco restaurantes neste ano, principalmente no Estado de São Paulo, em cidades como Itapetininga, Taquaritinga, Atibaia e São Paulo capital, além de uma nova operação em Cuiabá, no Mato Grosso. Atualmente com três modelos de negócio, sendo eles o Máster, Express e o Água Doce Delivery, um dos focos da empresa em 2023 é a implantação de unidades em hipermercados e galerias, visando um novo perfil de consumidor, que busca por comodidade e praticidade. A primeira operação no formato Express, por exemplo, foi inaugurada em Tupã, município localizado no interior paulista, onde a franquia foi fundada.
Já para o segundo semestre, a rede lança um cardápio para as lojas, tendo como atrativo a assinatura do apresentador e chef Edu Guedes, conhecido por uma linguagem acessível na culinária. Esse investimento demonstra o que a Água Doce espera para os próximos meses, já que a marca busca trazer ainda mais engajamento aos clientes por meio de campanhas de marketing, forte atuação em redes sociais e promoção de festivais sazonais. Para isso, a rede irá se adaptar a diversas datas ao longo do ano, tornando-se uma opção relevante para os consumidores em diferentes ocasiões, seja para o happy hour semanal, celebrações e aniversários.
Falando de inovação tecnológica, a Água Doce também apostou em uma tendência do Food Service para a cozinha: os ultracongeladores. Esse investimento visa melhorar a qualidade dos pratos, reduzindo rapidamente a temperatura dos alimentos e mantendo todas as características sensoriais, como propriedades nutricionais e texturas. Mas, ao mesmo tempo, trabalhando na diminuição de proliferação bacteriana ou qualquer fator que comprometa a qualidade do produto. O maquinário também permite congelar alimentos pré-assados quentes, diminuindo a temperatura com mais velocidade, sem perder a consistência, além de exigir um gasto energético menor dos equipamentos de frio, como as tradicionais câmaras fria.
Além disso, os reconhecimentos também foram extremamente importantes para a Água Doce nesse primeiro semestre. A rede conquistou mais um Selo de Excelência em Franchising, chancela realizada pela Associação Brasileira de Franchising, sendo a 18ª vez consecutiva. A franquia também conquistou o prêmio ‘Melhores Franquias do Brasil’, idealizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em parceria com a Serasa Experian com a chancela máxima oferecida, que são cinco estrelas.
“Até o fim do ano, nosso objetivo é trazer o consumidor ainda mais para perto, trabalhando com campanhas focadas em levar o cliente até a loja, promovendo festivais, concedendo brindes e realizando parcerias de sucesso, como a com a Ambev que traz campanhas de combos com marcas parceiras, além de oferecer valores atrativos para os franqueados na compra de produtos. Além disso, temos a novidade no cardápio com a assinatura do chef Edu Guedes, para fazer parte da nossa comunicação e oferta, pois esse tipo de iniciativa tem muita sinergia com o nosso modelo de negócio e público. Pensando também nessa nova demanda que queremos trazer, seguimos implantando tecnologia e inovação para melhorar os processos na cozinha com os ultracongeladores, um maquinário mais inteligente e eficiente, oferecendo mais agilidade e qualidade para que os mais variados pratos cheguem com rapidez e muito sabor às mesas. Tivemos um primeiro semestre positivo, com um crescimento expressivo e que nos motiva a continuar buscando um excelente ano nos próximos seis meses”, finaliza Júlio Bertolucci, diretor de franquias da Água Doce.
Sobre a Água Doce:
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.