
Graças à abrangente rede 5G da Telia, os helicópteros entre Sälen e Mora estão sendo substituídos por cinco drones. Esses drones enviam imagens de televisão de alta qualidade com atraso mínimo para milhões de espectadores no mundo todo, proporcionando uma melhor experiência e mais ângulos de câmera durante as corridas. Já no último sábado, a tecnologia foi usada durante a transmissão ao vivo do Tjejvasan.
Desde 1966, a SVT usa helicópteros para transmitir Vasaloppet. Além disso, aeronaves estão circulando a uma altitude de aproximadamente 3.000 metros para receber sinais de televisão de motos de neve filmando na pista. Ao estabelecer uma rede 5G robusta e abrangente, a Telia permitiu que a Vasaloppet e a SVT substituíssem essas redes por drones e nova tecnologia de câmeras, o que é mais eficiente e melhor para o meio ambiente.
– As vantagens de substituir o helicóptero por cinco drones que circulam do início em Sälen até o final em Mora são muitas. Os drones, por exemplo, estão longe de ser tão dependentes do clima quanto um helicóptero. Teremos mais ângulos de câmera do ar para que o público da televisão possa acompanhar tanto a elite masculina quanto a feminina. Além disso, a redução no impacto ambiental é significativa, diz Simon Gromer, produtor digital da Vasaloppet.