Em 2022 , a Airbus Helicopters registrou 374 pedidos brutos (líquido: 362 ) , destacando a recuperação contínua do mercado com impressionantes 216 helicópteros leves monomotores vendidos . As entregas aumentaram de 338 em 202 1 para 344 em 202 2 , contribuindo para a participação preliminar de 52 % da Airbus Helicopters no mercado civil e parapúblico . As horas de voo da frota de helicópteros da Airbus voltaram aos níveis pré-COVID 2019.
“ 2022 foi um ano em que a Airbus Helicopters solidificou a sua recuperação, num contexto de instabilidade com a guerra na Ucrânia e uma frágil cadeia de abastecimento. Gostaria de agradecer aos nossos clientes por sua confiança contínua na Airbus Helicopters. Nossas equipes continuarão trabalhando duro para atender às suas necessidades e cumprir nossos compromissos em 2023”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “ Nossos pedidos vieram de 203 clientes em 48 países, destacando a importância de nossa rede global e mostrando que em tempos de incerteza, o papel dos helicópteros é mais essencial do que nunca . ”
Novos caminhos foram abertos, com importantes primeiras entregas. O primeiro ACH160 foi entregue a um cliente brasileiro, transportado por um Airbus Beluga, em julho de 2022. Pouco depois, o H160 da All Nippon Helicopter entrou em serviço no Japão e a Marinha Francesa recebeu o primeiro H160 para operações SAR. Em outubro, a empresa entregou os primeiros H135s ao Ministério do Interior da Espanha, após o grande pedido feito apenas dez meses antes.
Foram assinados importantes contratos de apoio e prestação de serviços, tanto na área civil como na militar. Os destaques incluem um contrato da NHIndustries com a NAHEMA para os NH90s francês e alemão, um contrato subsequente com o Exército dos EUA para mais de 480 helicópteros UH-72A e UH-72B Lakota. A Helicopter Company assinou contratos HCare em serviço para sua frota de 20 H145s e seis ACH160s.
“Não é surpresa que a segurança seja atualmente uma prioridade para muitos países. Isso se reflete em nossa carteira de pedidos com um importante contrato para 27 H125s com nosso parceiro de longa data, as forças armadas brasileiras. Lançamos uma grande atualização do helicóptero Tiger para os exércitos francês e espanhol e também estamos avançando com o projeto da linha de montagem H175M em Broughton, caso vençamos a campanha New Medium Helicopter no Reino Unido”, continuou Even.
A Airbus Helicopters também continuou avançando em seu roteiro de descarbonização, que se baseia em uma abordagem tripla usando SAF, hibridização e eletrificação.
“A apresentação do nosso demonstrador DisruptiveLab no Airbus Summit é outro passo significativo para a descarbonização da elevação vertical. A aeronave que voou em 13 de janeiro demonstrará nossa capacidade de reduzir as emissões de CO2 em 50%. Nosso compromisso com a sustentabilidade também nos levou a estabelecer mais parcerias que apoiarão a entrada em serviço ideal do CityAirbus NextGen, nosso protótipo eVTOL ” , continuou Even.
A Airbus Helicopters continuou a inovar também para o mercado militar. A Empresa promoveu o desenvolvimento de seu próprio sistema aéreo não tripulado (UAS), o VSR700, que começou a testar as capacidades autônomas de decolagem e pouso no mar. Em junho de 2022, a Airbus Helicopters foi nomeada coordenadora do “EU Next Generation Rotorcraft Technologies Project” (ENGRT), que é um projeto de pesquisa e tecnologia financiado pelo Fundo Europeu de Defesa, abrindo caminho para a próxima geração de helicópteros militares na Europa.
Os resultados financeiros do ano de 2022 serão divulgados em 16 de fevereiro de 2023.