Quando 500 cv (368 kW; 718 Cayman GT4 RS: consumo de combustível combinado (WLTP) 13,2 l/100 km, emissões de CO₂ combinadas (WLTP) 299 g/km, consumo de combustível combinado (NEDC) 12,3 l/100 km, emissões de CO₂ combinadas (NEDC) 281 g/km) de um motor montado no meio de alta rotação atende a um purista peso de freio de 1.415 kg, é hora de redefinir o termo ‘prazer de dirigir’: seja dirigindo em estradas de montanha estreitas e sinuosas ou pistas de corrida fechadas, o 718 Cayman GT4 RS é o rei da gama compacta de motor central. Em Nürburgring Nordschleife, supera seu irmão, o 718 Cayman GT4, em mais de 23 segundos.
Carro desportivo concebido para o máximo prazer de condução
O motor de seis cilindros naturalmente aspirado (911 GT3: consumo de combustível combinado (WLTP) 13 – 12,9 l/100 km, emissões de CO₂ combinadas (WLTP) 294 – 293 g/km, consumo de combustível combinado (NEDC) 13,3 – 12,4 l/100) km, emissões de CO₂ combinadas (NEDC) 304 – 283 g/km), familiar do carro de corrida 911 GT3 Cup e do modelo de série 911 GT3, é a peça central de um carro esportivo projetado para o máximo prazer de dirigir. O motor gira até 9.000 rpm. Comparado com o 718 Cayman GT4, o 718 Cayman GT4 RS tem 80 cv extra (59 kW; 718 Cayman GT4: consumo de combustível combinado (WLTP) 11,1 – 10,7 l/100 km, emissões de CO₂ combinadas (WLTP) 251 – 242 g/ km, consumo de combustível combinado (NEDC) 10,9 – 10,2 l/100 km, emissões de CO₂ combinadas (NEDC) 249 – 232 g/km), resultando em uma relação peso/potência de 2,83 kg/PS. O torque máximo foi aumentado de 430 para 450 Nm.
Entre as características marcantes do novo 718 topo de linha estão as entradas de ar de processo atrás das janelas do motorista e do passageiro. O 718 Cayman normalmente tem pequenas janelas laterais aqui. As novas entradas de ar melhoram tanto o fluxo de entrada de ar e, ao mesmo tempo, criam um ruído de entrada emocionante bem próximo aos ouvidos dos ocupantes. As entradas de ar características na frente das rodas traseiras foram mantidas e são usadas para resfriamento do motor.
No típico estilo RS, a construção leve é um elemento definidor do novo design do 718 Cayman GT4 RS. O biposto pesa apenas 1.415 kg, com tanque cheio e sem motorista conforme definido pela norma DIN, que é 35 kg a menos que um 718 GT4 equipado com PDK. Essa redução de peso é alcançada graças ao uso de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) em componentes como o capô e as asas dianteiras. Tapetes leves também economizam peso, assim como a redução da quantidade de material de isolamento. A janela traseira é feita de vidro leve. Painéis de porta leves com alças de abertura têxtil e redes nos compartimentos de armazenamento completam a busca para eliminar cada grama supérflua.
Altamente eficiente: a asa traseira fixa com um acessório de pescoço de cisne
A nova asa traseira fixa, sua fixação em pescoço de cisne e suportes de asa de alumínio, são um elemento distintivo do design exterior. Este princípio de asa altamente eficiente é derivado do carro de corrida Porsche 911 RSR GT e foi adotado pela primeira vez em um carro de produção em série da Porsche com o 911 GT3. Em combinação com a altura de deslocamento 30 milímetros mais baixa em comparação com o 718 Cayman, as aberturas atraentes nos arcos das rodas dianteiras, os painéis aerodinamicamente otimizados da parte inferior da carroceria com difusor traseiro conectado, o difusor dianteiro multiajustável e o novo lábio do spoiler dianteiro com lâminas laterais fluidas, no modo Performance reservado para uso em pistas de corrida, o GT4 RS gera aproximadamente 25% mais downforce do que o GT4.
When 500 PS (368 kW; 718 Cayman GT4 RS: fuel consumption combined (WLTP) 13.2 l/100 km, CO₂ emissions combined (WLTP) 299 g/km, fuel consumption combined (NEDC) 12.3 l/100 km, CO₂ emissions combined (NEDC) 281 g/km) from a high-revving mid-mounted engine meets a purist 1,415 kg kerb weight, it is time for the term ‘driving pleasure‘ to be redefined: whether it is being driven on narrow, winding mountain roads or closed race tracks, the 718 Cayman GT4 RS is king of the compact mid-engined range. On the Nürburgring Nordschleife, it outperforms its sibling, the 718 Cayman GT4, by more than 23 seconds.
Sports car designed for maximum driving pleasure
The naturally aspirated flat-six engine (911 GT3: fuel consumption combined (WLTP) 13 – 12.9 l/100 km, CO₂ emissions combined (WLTP) 294 – 293 g/km, fuel consumption combined (NEDC) 13.3 – 12.4 l/100 km, CO₂ emissions combined (NEDC) 304 – 283 g/km), familiar from the 911 GT3 Cup racing car and the 911 GT3 series production model, forms the centrepiece of a sports car that has been designed for maximum driving pleasure. The engine revs as high as 9,000 rpm. Compared to the 718 Cayman GT4, the 718 Cayman GT4 RS has an extra 80 PS (59 kW; 718 Cayman GT4: fuel consumption combined (WLTP) 11.1 – 10.7 l/100 km, CO₂ emissions combined (WLTP) 251 – 242 g/km, fuel consumption combined (NEDC) 10.9 – 10.2 l/100 km, CO₂ emissions combined (NEDC) 249 – 232 g/km), resulting in a weight-to-power ratio of 2.83 kg/PS. Maximum torque has been increased from 430 to 450 Nm.
Among the striking features of the new, top-of-the-range 718 are the process air intakes behind the driver and passenger windows. The 718 Cayman normally has small side windows here. The new air intakes improve both the intake airflow and, at the same time, create a thrilling intake noise right next to the occupants’ ears. The characteristic air intakes in front of the rear wheels have been retained and are used for engine cooling.
Like every modern RS model, the new 718 GT4 RS is exclusively available with the Porsche dual clutch transmission (PDK). This gearbox shifts through its seven gears at lightning speed and guarantees maximum performance. The gearshift paddles allow drivers to keep their hands on the steering wheel even when changing gear manually. Alternatively, they can use the re-designed selector lever on the centre console.
The sports low-ratio PDK underpins the incredible acceleration of this mid-engined sports car. The 718 Cayman GT4 RS sprints from 0 to 100 km/h in just 3.4 seconds (GT4 with PDK: 3.9 seconds) and has a top speed of 315 km/h (GT4 with PDK: 302 km/h), which it reaches in seventh gear.
In typical RS style, lightweight construction is a defining element of the new 718 Cayman GT4 RS design. The two-seater weighs only 1,415 kilograms, with a full fuel tank and without a driver as defined by the DIN standard, which is 35 kg less than a PDK-equipped 718 GT4. This weight reduction is achieved thanks to the use of carbon fibre reinforced plastic (CFRP) for components such as the bonnet and front wings. Lightweight carpets also save weight, as does reducing the amount of insulation material. The rear window is made of lightweight glass. Lightweight door panels with textile opening loops and nets on the storage compartments complete the quest to eliminate every superfluous gram.
Highly efficient: the fixed rear wing with a swan-neck attachment
The new fixed rear wing, its swan-neck attachment and aluminium wing supports, are a distinctive element of the exterior design. This highly efficient wing principle is derived from the Porsche 911 RSR GT racing car and was first adopted in a Porsche series production car with the 911 GT3. In combination with the 30-millimetre-lower ride height compared to the 718 Cayman, the eye-catching vents on the front wheel arches, the aerodynamically optimised underbody panelling with connected rear diffuser, the multi-adjustable front diffuser and the new front spoiler lip with flow-around side blades, in the Performance mode reserved for use on race tracks the GT4 RS generates approximately 25 per cent more downforce than the GT4.